Raio-X de Estudo do Delgado com Duplo Contraste

Este exame avalia o sistema digestivo.

O que é Raio-X de Estudo do Delgado com Duplo Contraste?

O exame de raio-X, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem muito comum, devido a seu baixo custo, rapidez e por ser não invasivo, dispensando preparos prévios. O exame utiliza baixa dose de radiação para identificar alterações em ossos e órgãos, sendo contraindicado para gestantes. 

Produz fotografias da região analisada em segundos, gerando imagens bidimensionais em uma chapa. Para estruturas, como ossos, as alterações são identificadas como um corte escuro; já para órgãos, as partes claras da imagem identificam algo incomum. 

Uma das variações deste exame é o raio-X contrastado, que é um exame de raio-X convencional, mas no qual o paciente recebe uma dose de medicamento via oral ou injetado na veia, que irá depender da região examinada. Esse medicamento permite que o médico visualize as estruturas corporais do paciente com mais detalhes e clareza.

O Raio-X de Estudo do Delgado com Duplo Contraste avalia o sistema digestivo. É preciso que o paciente tome uma dose de contraste, que será “empurrada” com gás até atingir os órgãos de interesse. 

Atualmente o método é pouco utilizado. Em muitos casos os especialistas preferem outros procedimentos que fornecem imagens mais detalhadas e diretas. 

 

Como é feito o exame Raio-X de Estudo do Delgado com Duplo Contraste?

O exame Raio-X de Estudo do Delgado com Duplo Contraste é feito com o paciente deitado, para maior conforto durante procedimento.  

Antes de começar o exame, é introduzida uma sonda no ânus, pela qual é administrada substância à base de bário. Em seguida, coloca-se gás para que  a substância atinja toda a extensão do intestino grosso. 

Talvez seja necessário uma anestesia intravenosa para evitar maior desconforto durante o procedimento. 

Quando o paciente está pronto, é posicionado no aparelho de radiografia e deve permanecer imóvel por alguns instantes, para a captação das imagens. Se o médico estiver satisfeito com as imagens, o paciente é liberado. 

Para o exame de Raio-X de Estudo do Delgado com Duplo Contraste é preciso realizar jejum e seguir demais recomendações médicas para o procedimento que serão informadas no momento do agendamento do exame. No dia, é recomendado remover objetos metálicos (cintos, anéis e brincos) que comprometem a radiação emitida pelo aparelho. 

O exame não deve ser feito por gestante ou mulheres com suspeita de gravidez. Informe o responsável pelo exame. 

 

Para que serve o Exame Raio-X de Estudo do Delgado com Duplo Contraste?

O Exame Raio-X de Estudo do Delgado com Duplo Contraste avalia o sistema digestivo, principalmente o intestino delgado. 

Com este tipo de procedimento, é possível diagnosticar: úlcera, obstrução e tumores. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2460-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2460-3600.