Raio-X de Pielografia Ascendente

Com este exame é possível obter imagens anatômicas das vias excretoras dos rins, onde o especialista pode visualizar e identificar alterações.

O que é Raio-X de Pielografia Ascendente?

O exame de raio-X, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem muito comum, devido a seu baixo custo, rapidez e por ser não invasivo, dispensando preparos prévios. O exame utiliza baixa dose de radiação para identificar alterações em ossos e órgãos, sendo, portanto, contraindicado para gestantes. 

É um exame bastante utilizado em emergências devido à sua rapidez. Produz fotografias da região analisada em segundos, gerando imagens bidimensionais em uma chapa.

Para estruturas como ossos, a alteração é identificada como um corte escuro. Para órgãos, busca-se partes claras na imagem a fim de identificar algo incomum na região.

Uma das variações deste exame é o raio-X contrastado, que é um exame de raio-X convencional, mas no qual o paciente recebe uma dose de medicamento via oral ou injetado na veia, que irá depender da região examinada. Esse medicamento permite que o médico visualize as estruturas corporais do paciente com mais detalhes e clareza.

O Raio-X de Pielografia Ascendente é o exame que realiza a radiografia do sistema urinário, identificando problemas nestes órgãos.

 

Como é feito o exame Raio-X de Pielografia Ascendente?

Para realizar o exame Raio-X de Pielografia Ascendente, uma substância de contraste é injetada na veia e, em seguida, são realizadas as radiografias.

Após as primeiras imagens, o paciente esvazia a bexiga e é submetido a mais uma série de imagens do restante líquido presente na bexiga.

Os resultados podem ser imprecisos caso haja muitos gases no intestino, ou se a função renal estiver comprometida. No comprometimento da função renal, é provável que o contraste não se concentre de maneira eficiente na bexiga, o que é extremamente necessário para a realização do exame.

Em geral, para a realização de exames de raio-x com contraste são necessários preparos prévios, como jejum e uso ou suspensão de algum medicamento que possa interferir com o contraste. Essas informações serão passadas em detalhes no momento do agendamento do seu exame.

 

Para que serve o Exame Raio-X de Pielografia Ascendente?

O objetivo do Exame de Raio-X de Pielografia Ascendente é obter imagens anatômicas das vias excretoras dos rins, onde o especialista pode visualizar e identificar alterações.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2460-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2460-3600.