Cintilografia do Miocárdio Necrose (Infarto Agudo)

Este exame é feito após diagnóstico de infarto do miocárdio, com o objetivo de avaliar a extensão dos danos do coração, assim, permitindo confirmar danos e localizá-los devidamente.

O que é Cintilografia do Miocárdio Necrose (Infarto Agudo)?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

No caso da Cintilografia do Miocárdio Necrose (Infarto Agudo), o exame é feito após diagnóstico de infarto do miocárdio, com o objetivo de avaliar a extensão dos danos do coração, assim, permitindo confirmar danos e localizá-los devidamente.

O exame é feito especialmente em pacientes em que o diagnóstico de necrose do miocárdio é mais difícil, como os que se submeteram a procedimentos cirúrgicos ou mesmo que demoraram a apresentar os sintomas do infarto ou a buscarem ajuda médica.

 

Como é feito o exame Cintilografia do Miocárdio Necrose (Infarto Agudo)?

No exame de Cintilografia do Miocárdio Necrose (Infarto Agudo), o paciente recebe um medicamento com Tecnécio na veia. Depois de um intervalo de 5 horas, quando o paciente pode retornar à sua casa ou permanecer em repouso na clínica, é encaminhado para a máquina de cintilografia, captar imagens do coração a fim de visualizar a forma como o medicamento se espalhou no tórax.

Em alguns casos, após a realização dessa primeira etapa, o paciente recebe também um segundo medicamento, que se espalha de forma diferente, que permite obter mais informações que ajudem no diagnóstico.

 

Para que serve o Exame Cintilografia do Miocárdio Necrose (Infarto Agudo)? 

A Cintilografia do Miocárdio Necrose (Infarto Agudo) ajuda a determinar a localização e extensão dos danos ao coração após um infarto agudo, permitindo detectar morte do tecido cardíaco, a chamada necrose.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, do Sergipe e da Bahia.

Exames e Procedimentos relacionados