Uma das mais importantes instituições de saúde do Norte e do Nordeste do Brasil, a história do Hospital São Rafael é marcada pelo pioneirismo para cuidar de quem mais precisa: os pacientes.
Sendo o primeiro hospital brasileiro a oferecer terapias como litotripsia extracorpórea, o São Rafael também foi um dos primeiros a instalar equipamentos de alta tecnologia, como acelerador linear, aparelho de ressonância magnética e tomógrafo computadorizado. Especificamente na região Nordeste, o São Rafael foi o primeiro a adquirir o PET/CT para o diagnóstico precoce do câncer.
Já na Bahia, onde está localizado, foi o hospital que iniciou o tratamento a laser para tumores da próstata, por meio da aquisição do Green Light HPS.
E o pioneirismo tecnológico continuou acompanhando a história do São Rafael quando, em 2009, inaugurou o Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC), cujo objetivo é aumentar as pesquisas básicas e aplicadas na área médica e biomédica com foco especial na utilização de terapia celular para o tratamento de doenças degenerativas e traumáticas, tais como cardiopatias, lesões crônicas do fígado e trauma raquimedular.
Atualmente, o Hospital São Rafael faz parte da Rede D’Or e oferece serviços especializados de média e alta complexidade, em diversas especialidades, sendo referência em áreas como oncologia, neurologia, nefrologia, transplante de medula óssea, pesquisa com células-tronco, entre outras.