Hospital e Maternidade Brasil inaugura nova clínica de hemodiálise e amplia atendimento
Publicado em:
O Hospital e Maternidade Brasil, da Rede D’Or, ampliou a sua clínica de hemodiálise, aumentando a capacidade de atendimento e prestação de cuidados aos pacientes. O novo espaço começou a funcionar em março no quinto andar do Centro Médico anexo ao hospital, localizado na rua José de Melo, 180, na Vila Dora, em Santo André.
A clínica reformulada oferece avanço na tecnologia do tratamento, com novas máquinas que proporcionam maior segurança e menos efeitos colaterais. Essas máquinas são HDF (hemodiafiltração), equipamento que permite uma terapia de substituição renal que combina hemodiálise e hemofiltração.
“Esse tipo de máquina é o que há de mais avançado no tratamento, possibilitando a filtragem de mais toxinas do sangue, garantindo a limpeza de moléculas maiores e evitando efeitos colaterais. Também os filtros são novos, trocados a cada sessão, não há a reutilização com esterilização. Isso possibilita maior segurança em relação a infecções”, afirmou o responsável técnico pela clínica, o nefrologista Herculano Ferreira Diniz.
O novo espaço possui seis novas máquinas de hemodiálise, formando 16 no total. A capacidade de realização de sessões diárias passou de 30 para 48, aproximadamente.
Além das máquinas, a estrutura premium, única na região do ABC, também é um diferencial. Todo o conforto ao paciente também foi ampliado, disponibilizando boxes individuais com espaço para acompanhante e televisores privados, ambiente climatizado e sala de recuperação, entre outros incrementos.
A equipe multidisciplinar é formada por médico, profissional de enfermagem, técnico, nutricionista, psicólogo e assistente social. Atua de forma integrada e homogênea com outras unidades da Rede D’Or no ABC no trato das doenças renais.
As obras e melhorias para o novo espaço, no quinto andar do anexo ao hospital, levaram cerca de seis meses. A unidade conta com um novo Sistema de Tratamento de Água para Hemodiálise com duplo passo e looping em pex (método de tubulação com menos conexões, diminuindo a chance de vazamentos), bem como novas instalações elétricas.
A clínica tem o suporte também de toda a retaguarda proporcionada pelo Hospital e Maternidade Brasil na prestação da assistência médica. “A ampliação da clínica de hemodiálise reflete a missão do Hospital e Maternidade Brasil em oferecer aos pacientes a melhor qualidade no cuidado em saúde“, ressaltou o nefrologista Herculano Ferreira Diniz.
Sobre o Hospital e Maternidade Brasil
Foi inaugurado em 1970 por um grupo de médicos com o objetivo de oferecer às famílias da região do ABC serviços de saúde de alto padrão. Em 2010, passou a fazer parte da Rede D’Or, a maior rede de saúde privada da América Latina. Nos últimos anos, foram realizados diversos investimentos nas áreas de cardiologia, oncologia, cirurgia robótica e na modernização das instalações, além da ampliação do complexo de Centros Médicos, entre outros incrementos.

