Oncologia

Somos uma das áreas mais dinâmicas em relação à inovação, seja pela investigação de novas vias moleculares ou pela incorporação de novas drogas e conceitos.

Nossos pesquisadores atuam com excelência tanto na área de pesquisa básica como na pesquisa clínica, onde pacientes podem ter acesso em primeira mão a terapias em desenvolvimento.
Contamos com a parceria da Oncologia D’Or e de seu presidente, o Prof. Dr. Paulo Hoff, que tem levado a pesquisa clínica na área para uma abrangência nacional, em toda a Rede D’Or São Luiz. Atualmente, exercemos atividades nos centros do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador, com plano de expansão para cada uma das regionais da Rede D’Or.

Pesquisadores

  • Antonio Hugo J. F. M. Campos

    Patologista, fez graduação pela FCMMG e residência pela UFMG. Fez especialização em oncopatologia, mestrado e doutorado pela Fundação Antônio Prudente, além de aperfeiçoamentos no CNIO (Espanha) e na Université du Luxembourg/IBBL. Atua nas áreas de patologia gastrointestinal e hematopatologia. Possui mais de 15 anos de experiência na criação e gerenciamento de biobancos para pesquisa médica, com atuações na CONEP e na International Society for Biological and Environmental Repositories (ISBER).

  • Breno Dauster Pereira e Silva

    Urologista especialista em Uro-Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer - INCA. Me interesso em Câncer de Próstata em suas diversas fases de doença, desde o aspecto epidemiológico e de intervenções clínicas. Atuo como urologista e pesquisador no Hospital São Rafael / Rede D'Or São Luiz em Salvador - BA Coordeno o serviço de urologia do Hospital oncológico Aristides Maltez / LBCC.

  • Camila M. Venchiarutti Moniz

    Oncologista com graduação pela PUC-Campinas e residências pela USP e pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Cursou, ainda, especialização na Escola de Saúde Pública Harvard (Estados Unidos) e doutorado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. É especialista em tumores do trato gastrointestinal e gerente médica de pesquisa clínica do IDOR em São Paulo. Área de pesquisa: Oncologia

  • Clarissa Baldotto

    Médica pela Universidade Federal Fluminense em 2000. Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Federal de Bonsucesso em 2003. Residência Médica em Cancerologia (Oncologia Clínica) pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2006. Mestrado em Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) em 2012. Áreas de atuação: Oncologia Torácica, Neuro-oncologia e Pesquisa Clínica. Membro da Diretoria do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica e do Comitê de Neuro-oncologia da SBOC.

  • Davimar Miranda Maciel Borducchi

    Médica pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. Antônio Garcia Coutinho, Residência em Clínica Médica pelo Hospital Samuel Libânio e Hematologia e Hemoterapia pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Mestre em Hematologia, doutora em Saúde Coletiva pela Unifesp. Médica Hematologista atua como coordenadora do grupo Oncologia D'Or no Grande ABC Paulista.

  • Dyego Lucas Pereira Nunes

    Médico oncologista graduado pela UFAL. Residência em Oncologia Clínica pelo Hospital São Rafael. Especialização em Principles and Practice of Cllinical Research – Harvard T.H. Chan – School of Public Health. Atualmente atua como oncologista clínico da Oncologia D’Or.

  • Eduardo Rego

    Médico graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, com residências na mesma instituição, onde hoje é professor titular. Doutor e livre docente pela USP, com pós-doutorado no Centro de Câncer do hospital Memorial Sloan Kettering (Estados Unidos). Foi um dos fundadores do Consórcio Internacional em Leucemias Agudas (ICAL), sua área de expertise. Além de fazer pesquisa, atua como coordenador da área de hematologia da Rede D'Or São Luiz. Área de pesquisa: Patologia

  • Edvan de Queiroz Crusoe

    Graduado pela Escola Bahiana de Medicia. Hematologista pela Santa Casa de Sao Paulo. Ex fellow do Hospital universitário de Salamanca-Espanha. Mestre e doutor pela Santa Casa-SP. Hematologista -Hospital Universitario - UFBA. Coordenador do centro tratamento integrado para mieloma- rede d'or oncologia. Pesquisador com enfase em: mieloma, gamopatias, novos farmacos. Membro da ABHH e do Comite deliberativo da ABHH. Membro da International Myeloma Society, e da International Myeloma Working Group.

  • Fabiane Kellem Oliveira dos Santos Cesário

    Oncologista Clínica do Grupo Acreditar/Hospital DFstar (Oncologia D'Or) e do Hospital de Base do DF, Referência Técnica em Oncologia Clínica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, doutoranda em Ciências Genômicas e Biotecnologia. Mestre em Ciências Genômicas e Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília. Membro efetivo da ASCO - American Society of Clinical Oncology E da SBOC - Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. Área de pesquisa: Genômica do câncer de cabeça e pescoço.

  • Fernando Augusto Soares

    Médico patologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Tem pós-doutorado pela Universidade McMaster (Canadá), especialização pela Universidade de Alberta (Canadá) e pelo Centro Fred Hutchinson de Pesquisa do Câncer (Estados Unidos) e livre-docência pela USP, onde é professor titular. Com expertise na patologia dos tumores, é diretor de anatomia patológica da Rede D’Or São Luiz. AP:Patologia (coord.)

  • Gilberto Luiz da Silva Amorim

    Formado em 92 na UFRJ; Residência em Clínica no HUCFF/UFRJ e em Oncologia Clínica no INCA; Oncologista do INCA de 98 a 08 – Chefe do Serviço HCIII de 99-01 e 03-05. Titular da SBOC desde 96; da “American Society of Clinical Oncology” desde 01 e da “European Society of Medical Oncology” desde 16; Coordenador de Oncologia Mamária da Oncologia D’Or desde 11; Pesquisador do GBECAM – Grupo Brasil. de Estudos em Ca de Mama desde 05 e do LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group) desde 16.

  • Gustavo Bettarello

    Graduado em Medicina pela PUC-SP. Especialização em Medicina Interna pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. Especialização em Hematologia e Hemoterapia no Hospital das Clínicas da FM-USP. Fellow do Ospedale Riuniti di Bergamo (Itália). Especialista em Transplante de Medula Óssea. Hematologista do GRUPO ACREDITAR (Brasília - DF) / Oncologia D’Or desde 2005. Responsável Técnico da Unidade de TMO do Hospital DF Star.

  • Isabela Werneck da Cunha

    Coordenadora da equipe de patologia da Rede D'Or-São Luiz, SP. Atual VP da Soc. Brasileira de Patologia, Coordenadora latino americana do grupo de estudo de tumores renais da SIOP e patologista responsável pelo LARCG. É membro do programa jovens lideranças médicas da Academia Nacional de Medicina e do Expert Committee da OMS para a Classificação dos Tumores de Partes moles e osso. Doutora em oncologia pelo AC Camargo. Atua principalmente nas áreas de Uropatologia, Sarcomas e Patologia Molecular.

  • José Bines

    Médico oncologista com graduação e residência em clínica médica na UFRJ, residência em clínica médica no Rush-Presbyterian St-Luke’s, fellowship em oncologia na Northwestern University, ambos em Chicago, Estados Unidos. Doutorado no Instituto Nacional de Câncer, onde atua como médico e pesquisador. Coordenador do serviço de oncologia da Clínica São Vicente. Área de pesquisa: câncer de mama com foco em disparidades e acesso a tratamentos.

  • José Maurício Mota

    Médico graduado pela UFC com residência em Clínica Médica e Oncologia pela USP. Fez doutorado em Oncologia pela USP e pós-doutorado / advanced fellowship pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Além de atuar no IDOR como pesquisador, é chefe do grupo de Tumores Genitourinários (Oncologia Clínica) do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Desenvolve estudos clínicos e translacionais com foco na descoberta de biomarcadores e de novos tratamentos para as neoplasias genitourinárias.

  • Laura Testa

    Médica oncologista graduada pela Faculdade de Medicina da USP, com residências na mesma instituição, onde hoje é chefe do grupo de câncer de mama (no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo). Suas pesquisas têm como foco a oncologia, em particular o câncer de mama e seus tratamentos. É gerente médica de pesquisa clínica do IDOR em São Paulo. Área de pesquisa: Oncologia.

  • Livia Andrade

    Médica oncologista, cursou graduação e mestrado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica, em Salvador - BA, realizou residência em oncologia clínica no Hospital A.C Camargo - SP. Membro da Sociedade Brasileira de Cancerologia, atua como oncologista no Hospital São Rafael- Rede D’Or e como Coordenadora da oncologia clínica nos serviços da Clínica CEHON – Rede D´OR e Hospital das Obras Sociais de Irmã Dulce. Sua principal área de pesquisa é em Imunoterapia e Terapia-alvo

  • Luciano Neder Serafini

    É médico patologista. Fez graduação na UFMS, residência na Unesp e mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP – onde hoje é professor –, além de pós-doutorado na Mayo Clinic e na Universidade Harvard, ambas nos Estados Unidos. Suas áreas de expertise são patologia cirúrgica diagnóstica, patologia geral e do sistema nervoso central, neuropatologia, oncopatologia, imuno-histoquímica e patologia molecular. É pesquisador associado ao Hospital de Câncer de Barretos.

  • Marco Aurélio Salvino de Araujo

    Médico Hematologista, Pesquisador do IDOR Bahia como PI em estudos voltados para Leucemias Agudas, Transplante de Medula Óssea (TMO) e Imunoterapia com destaque ao CAR-T Cell. Formado em Medicina pela UNICAMP(1999), residências de Clínica Médica e Hematologia(2003). Fellowship em TMO em 2004 e 2005 (Ospedale San Camillo,Roma/IT). Professor d Hematologia na Universidade Federal da Bahia, onde atua desde 2006. PhD em Biotecnologia pela UFBA. Cordena o TMO do Hospital São Rafael D'Or/BA desde 2010.

  • Marcelo Reis

    Médico e bioquímico, cursou graduação e doutorado na UFRJ, com pós-doutorados no Instituto Nacional de Câncer e na Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos). Sua área de expertise é a genética molecular de câncer, com ênfase em análise de genomas tumorais, genômica funcional, genômica translacional, biologia molecular e biologia celular. No IDOR, lidera pesquisas sobre a genômica do carcinoma hepatocelular. Área de pesquisa: Patologia

  • Maria Del Pilar Estevez Diz

    Médica oncologista clínica, graduação em medicina na FMUSP, residência em Hematologia e Hemoterapia no HC-FMUSP. Mestrado, doutorado e livre-docência em Oncologia pela FMUSP. Título de especialista em Oncologia Clínica. Diretora de Corpo Clínico e Coordenadora da Oncologia Clínica do ICESP, professora colaboradora, Oncologia, FMUSP e oncologista da Rede D’Or Onco Star. Área de interesse: oncologia ginecológica e câncer hereditário.

  • Milena Perez Mak

    Médica Oncologista do Grupo de Oncologia Torácica e Câncer de Cabeça e Pescoço do Icesp e do Núcleo de Pesquisa do Icesp. Graduada pela FMUSP, onde concluiu residência de Clínica Médica. Oncologista Clínica pelo Icesp/FMUSP em 2012. É doutora em ciências pelo Programa de Oncologia da FMUSP. Realizou pós-doutorado na Universidade do Texas, Estados Unidos. É membro do grupo Oncologia D'Or. Áreas de interesse: Câncer de Cabeça e Pescoço, Câncer de Pulmão, pesquisa translacional, qualidade de vida.

  • Paulo Hoff

    Oncologista graduado pela UnB, com residência médica pela Universidade de Miami (Estados Unidos), doutorado e livre-docência pela USP e pós-doutorado pela Universidade do Texas (Estados Unidos). Atualmente, é presidente da Oncologia D’Or e diretor do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. É membro da Academia Nacional de Medicina. Suas pesquisas têm como foco a oncologia, em particular o câncer colorretal e os tratamentos quimioterápicos. Área de pesquisa: Oncologia (coordenador)

  • Rodrigo Santa Cruz Guindalini

    Graduou-se e realizou residência de clínica médica na EPM/UNIFESP. Foi residente de cancerologia clínica e realizou doutorado e pós-doutorado na Faculdade de Medicina da USP. Foi fellow da Universidade de Chicago. Atualmente atua como oncologista clínico e oncogeneticista da Oncologia D´or. Sua principal área de pesquisa é oncogenética, em especial: síndromes de câncer hereditário, aconselhamento genético, rastreamento e prevenção de câncer, genética molecular do câncer e medicina personalizada.

  • Vanessa da Costa Miranda

    Médica oncologista, cursou graduação na Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), cursou residência de Clínica Médica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e residência de Oncologia Clínica seguido de Doutorado em Oncologia Clinica no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP - FMUSP). Trabalha no grupo Oncologia D’Or de São Paulo e São Caetano do Sul, além de atuar no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).