Cerclagem uterina: o que é, quando é indicada e como é feita

Nessa matéria, você poderá esclarecer todas as dúvidas sobre a cerclagem uterina, quais os riscos e se o procedimento interfere no parto do bebê.

O que é cerclagem uterina?

A cerclagem uterina, também conhecida como cerclagem cervical, é um procedimento cirúrgico que consiste na sutura (pontos) do colo do útero para evitar a sua abertura prematura durante a gravidez. O objetivo é prevenir o parto prematuro e abortos tardios em mulheres com alto risco para essas condições.

Quando a cerclagem uterina é indicada?

A cerclagem uterina é geralmente indicada para mulheres com histórico de:

Parto prematuro prévio: se o parto prematuro tiver sido causado por insuficiência istmocervical (ICI), que é uma condição em que o colo do útero é “fraco” e se abre prematuramente.

Abortos tardios: nos casos em que os abortos tiverem sido causados por ICI ou por outros problemas com o colo do útero.

Colo do útero curto: um colo do útero medindo menos de 25 milímetros de comprimento durante a gravidez pode ser um fator de risco para parto prematuro.

Cirurgias uterinas prévias: mulheres que já passaram por cirurgias no útero, como miomectomia ou conização, podem ter um colo do útero mais “fraco” e, portanto, ser mais propensas ao parto prematuro.

Gestação gemelar: a gravidez de gêmeos aumenta o risco de parto prematuro e a cerclagem pode ser uma medida preventiva.

Como é feita a cerclagem uterina?

O procedimento da cerclagem uterina vaginal é realizado logo após o terceiro mês de gestação e é feito sob anestesia geral. Utiliza-se fio inabsorvível na sutura, que é retirado na 37ª semana de gestação para que o trabalho de parto ocorra normalmente. Embora seja simples, o procedimento é delicado e exige que a gestante fique 24 horas internada e em observação. Nos meses seguintes, são necessários repouso e abstinência sexual.

Em casos mais graves, quando a cerclagem vaginal não é possível ou quando há um alto risco de parto prematuro, o procedimento é abdominal. A cirurgia é realizada através de uma incisão no abdômen.

O que esperar após a cerclagem uterina?

Após a cerclagem uterina, a maioria das mulheres retorna para casa no mesmo dia. É importante seguir as orientações do médico, que geralmente incluem:

  • Repouso absoluto por alguns dias.
  • Evitar atividades que possam aumentar o risco de parto prematuro, como relações sexuais, exercícios físicos intensos e levantamento de peso.
  • Fazer exames pré-natais regulares para monitorar a saúde da mãe e do bebê.

Riscos da cerclagem uterina

A cerclagem uterina é um procedimento geralmente seguro, mas apresenta alguns riscos, como:

  • Infecção
  • Sangramento
  • Ruptura da bolsa amniótica
  • Parto prematuro

Cerclagem uterina e o parto

A cerclagem uterina não interfere no parto vaginal. Os pontos são retirados por volta da 37ª semana de gestação para que o parto possa ocorrer normalmente.

Encontre um especialista