Dicas para dar banho no bebê

A chegada do bebê é algo especial e aguardado por longos meses que parecem que não passam nunca, não é? E no dia tão esperado, a felicidade toma conta do ambiente, contagiando toda a família. Com a vinda do recém-nascido, vem também os primeiros cuidados e aprendizados, e um deles é o banho.

O primeiro banho no bebê é marcante para os pais. É a primeira vez que eles têm a oportunidade de cuidar do filho de forma tão íntima e pessoal, ao mesmo tempo em que uma junção de sentimentos toma conta do corpo e da mente, tornando a experiência uma mescla de amor, responsabilidade, ansiedade e medo de fazer algo errado.

Para tranquilizar pais e mães, tios, tias, avôs e avós, preparamos algumas dicas importantes para a hora do banho. Confira!

Planeje-se com antecedência: para não ter dúvidas sobre a temperatura da água e quais itens não podem faltar ao lado da banheira, anote tudo o que você vai precisar:

  • Uma banheira ou chuveiro adequado para bebês.
  • Água morna (entre 37°C e 38°C).
  • Sabonete líquido ou em barra para bebês.
  • Toalhas.
  • Roupas limpas.
  • Fralda.
  • Produtos de higiene pessoal, como algodão e creme para assaduras.

Fique atento: não é necessário encher a banheira até a borda. A água deve cobrir apenas o corpo do bebê até o umbigo.

Crie um ambiente relaxante: escolha um lugar limpo, tranquilo e aconchegante para o banho. Música em volume baixo também contribui para um clima harmonioso, estimulando a experiência sensorial do bebê. Aproveite o momento para cantar e brincar com ele.

Teste a temperatura da água

Para testar a temperatura, coloque a parte interna do seu braço na água. Se estiver confortável para você, também estará para o bebê.

Seja paciente: não se preocupe se o bebê chorar ou se mexer muito. Isso é normal, devido ao contato com a água, especialmente se for o primeiro banho. Para evitar qualquer tipo de acidente, posicione a banheira em uma altura adequada para quem for banhar a criança. Tenha em mente que é preciso oferecer conforto e segurança ao bebê, por isso, segure-o de uma forma que ele não escorregue.

Passo a passo do banho

Comece lavando o rosto do bebê com água limpa. Em seguida, lave o corpo, começando pelas pernas e terminando pela cabeça. Não se esqueça de lavar as dobrinhas da pele, que são mais propensas a acumular sujeira e bactérias.

Procure ter um cuidado especial com a cabeça. Primeiro, molhe o cabelo do pequeno com água morna e aplique um pouco de shampoo para bebês. Massageie suavemente o couro cabeludo e enxágue bem.

Tão importante quanto a cabeça são os olhos, o nariz e os ouvidos. Não use sabonete nessas áreas. Para limpar os olhos, um algodão embebido em água limpa é o mais adequado. No nariz, use um aspirador nasal para remover as secreções em excesso. Já para limpar os ouvidos, prefira um cotonete apenas para limpar a região externa da orelha. Você não deve inserir o cotonete dentro do ouvido do bebê.

Quando terminar de banhar a parte da frente, vire-o de bruços. Use a mão dominante para girar o bebê, enquanto o outro braço servirá de apoio para o peito e o rosto da criança. Dê banho nas costas, bumbum e membros inferiores.

Também são recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria:

Manter o recém-nascido enrolado em uma fralda de pano durante a imersão na água, desenrolando-o lentamente para realizar a higiene, é uma opção agradável, que mantém a estabilidade térmica e reduz o possível estresse do momento. Além disso, a temperatura do ambiente onde o banho será dado deve ser controlada. Em locais frios, aquecedores são recomendados.

Feito tudo isso, seque o bebê com toalhas macias, prestando atenção especial às dobrinhas da pele.

Conte com uma maternidade completa e equipe multidisciplinar

Uma maternidade completa é aquela que oferece todos os recursos e serviços necessários para atender às necessidades dos pais, dos bebês e das famílias. Na hora de escolher a maternidade que atenda às suas necessidades, procure priorizar locais com:

Equipamentos e instalações modernos e seguros: quartos confortáveis e equipados para o parto, salas de cirurgia, unidades de terapia intensiva neonatal (UTI neonatal), unidades de cuidados especiais (UCs), entre outros.

Equipe médica e de enfermagem qualificada: a maternidade deve ter uma equipe médica e de enfermagem qualificada que coloque a sua segurança e a do bebê em primeiro lugar. Essa equipe deve ser composta por médicos obstetras, ginecologistas, pediatras, neonatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.

Serviços de apoio às mães e às famílias: a maternidade deve oferecer serviços de apoio às mães e às famílias. Esses serviços podem incluir orientação sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê e planejamento familiar, por exemplo.

Além desses recursos e serviços básicos, uma maternidade completa também pode oferecer outros serviços e comodidades, como:

  • Alojamento para acompanhantes
  • Serviços de alimentação
  • Serviços de lavanderia
  • Serviços de entretenimento

A escolha de uma maternidade é uma decisão importante para as mães e as famílias. Por isso, é essencial pesquisar com antecedência e comparar as opções disponíveis..

Encontre um especialista