Exame de sexagem fetal: o que é e como funciona?

Sabe aquela festa que os pais organizam para anunciar o sexo do bebê? O tal do “chá revelação”? Nota-se que os casais conseguem promover essas festas bem cedo. Isso acontece por causa do exame de sexagem fetal. Nesta matéria, você saberá o que é esse exame e como ele pode ser feito bem antes do ultrassom.

O que é o exame de sexagem fetal?

A sexagem fetal é um exame de sangue que permite determinar o sexo do bebê a partir da 8.ª semana de gestação. O método, baseado na análise do DNA fetal presente no sangue materno, oferece alta confiabilidade e segurança.

Como funciona o exame de sexagem fetal?

Coleta de sangue: sem a necessidade de pedido médico, a gestante pode se dirigir a um laboratório, clínica ou centro médico para a realização do exame. Uma pequena quantidade de sangue é coletada, semelhante a um exame de rotina. É importante que a gestante esteja bem alimentada e hidratada para não passar mal no momento da coleta. O resultado demora, em média, de 5 a 7 dias para ficar pronto.

Análise laboratorial: o DNA fetal presente no sangue materno é separado e analisado em laboratório.

Identificação do sexo: quando o embrião se forma, as mesmas células que formam o corpo do bebê dão origem à placenta. Logo, o DNA da placenta cai na corrente sanguínea da mãe. O exame de sexagem fetal consiste, então, em fazer uma análise direcionada para o cromossomo Y no sangue materno. Assim, se o cromossomo Y estiver presente, trata-se de um menino. Se não for detectado, é uma menina.

Benefícios da sexagem fetal

A sexagem fetal apresenta uma taxa de acerto superior a 99%, tornando-se um método altamente confiável. O exame pode ser realizado a partir da 8.ª semana de gestação, permitindo que os pais saibam o sexo do bebê pelo menos cinco semanas antes do ultrassom morfológico (realizado entre a 13.ª e a 22.ª).

Por ser um exame sem complexidade, não há riscos para a mãe ou para o bebê.

Como funciona o exame de sexagem fetal em caso de gêmeos?

No caso de gestação de gêmeos univitelinos (irmãos idênticos), o exame funciona da mesma forma e o resultado é igual para os dois bebês. Já na gestação de bivitelinos, o exame pode identificar que um dos fetos é menino, sem ter a certeza do outro. Mas se o teste indicar o sexo feminino em um dos fetos, significa que os dois bebês são pertencentes a ele.

Outros métodos para saber o sexo do bebê

Além da sexagem fetal, existem outros métodos eficazes para descobrir o sexo do bebê durante a gravidez. Conheça os mais comuns:

Ultrassonografia: a ultrassonografia é um método comum e preciso para determinar o sexo do bebê durante a gravidez. O exame pode ser feito entre a 13ª e a 22ª semana de gestação. O médico examina as imagens do feto para identificar as características genitais que indicam o sexo.

Amniocentese: a amniocentese é um procedimento médico que envolve a coleta de líquido amniótico para análise. Além de detectar anomalias cromossômicas e genéticas, como a síndrome de Down, também pode ser usada para determinar o sexo do bebê.

Encontre um especialista