Futuras mamães, não se esqueçam de visitar o dentista

Você já ouviu falar sobre pré-natal odontológico? Ele consiste na consulta com o cirurgião-dentista especializado no atendimento de mulheres que pretendem engravidar ou que já estão esperando um bebê. Nesse momento, também é preciso preparar a saúde bucal.

“As consultas priorizam a prevenção de possíveis problemas bucais que podem acontecer em virtude das alterações sistêmicas da gestação, como granuloma gravídico e gengivite gravídica”, explica Dra. Elaine Massumi Higashi, Coordenadora da equipe de Odontologia Hospitalar do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

A médica também explica que é durante as consultas com o especialista que as futuras mães podem ter orientações dos cuidados orais dela e do seu bebê. Além de tratar precocemente os problemas bucais, como as cáries e doenças periodontais, evitando complicações durante a gestação.

O acompanhamento odontológico é de extrema importância para as gestantes porque as alterações hormonais podem deixar a gengiva da mulher  suscetível a inflamações ou infecções crônicas, conforme orienta Dra. Elaine.

“No pré-natal odontológico, o cirurgião-dentista vai avaliar os problemas bucais presentes e elaborar um plano de tratamento. Na primeira consulta, é importante que seja realizada a orientação de higiene oral e os cuidados orais individualizados para cada caso”, completa a médica.

Quando deve começar o pré natal odontológico?

Dra. Massumi afirma que o pré-natal odontológico deve começar idealmente antes mesmo da gravidez, com o pré-natal médico: “Dessa forma, o profissional terá tempo hábil para realizar o tratamento odontológico previamente à gestação e manter a saúde bucal da mamãe durante toda a gravidez”.

A médica explica que, se o acompanhamento odontológico começar durante a gestação, é recomendado que os procedimentos eletivos sejam feitos no segundo trimestre da gravidez. No entanto, procedimentos de urgência, como abscessos ou aqueles com muita dor, devem ser feitos em qualquer período.

Todos os casos devem ser discutidos com o obstetra de confiança e responsável.

Quantas consultas são necessárias no pré-natal odontológico?

“O número de consultas dependerá da quantidade de problemas bucais que a paciente apresentar”, conforme Dra. Higashi.

Quais problemas bucais da mãe podem afetar o bebê durante a gravidez?

“O principal problema bucal que pode afetar o bebê durante a gestação é a doença periodontal. Diversas pesquisas evidenciam a relação da doença periodontal com o nascimento de bebês de baixo peso, a prematuridade e a pré-eclâmpsia, visto que bactérias periodontais podem se disseminar na corrente sanguínea e estimular a produção de citocinas inflamatórias que estão relacionadas com essas complicações”, afirma Dra. Elaine Higashi.

A saúde bucal é muito importante para a mãe e o feto durante toda a gravidez. É importante ter um dentista de confiança e visitá-lo com periodicidade.

Encontre um especialista