Mitos e verdades da incontinência urinária na gestação

A perda de urina durante a gestação, popularmente conhecida como "xixi na calça", é uma experiência comum que afeta muitas mulheres. Mas será que essa é uma realidade para todas as gestantes? Para responder a essa questão, é fundamental analisarmos os dados e as diferentes perspectivas sobre o tema.

Incontinência urinária na gestação

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que cerca de 40% das gestantes podem apresentar algum grau de incontinência urinária durante a gestação. Diversos fatores contribuem para a perda de urina na gravidez, como o aumento do útero, que pressiona a bexiga, e o relaxamento muscular do assoalho pélvico.

Tipos de incontinência urinária: de esforço (perda de urina ao tossir ou espirrar) e de urgência (necessidade súbita e incontrolável de urinar).

Momento da gestação: a perda de urina é mais frequente no fim da gestação, quando o útero está maior e pressiona mais a bexiga.

Impacto na qualidade de vida: a incontinência urinária pode afetar a qualidade de vida da mulher, causando constrangimento, limitações sociais e até mesmo depressão.

O que fazer para evitar o “xixi” na calça durante a gestação?

A medicação ou a cirurgia não são indicadas durante a gestação. Porém, após 45 dias do parto, o médico pode reavaliar os sintomas e indicar o tratamento adequado. A boa notícia é que é possível fortalecer a musculatura pélvica durante a gestação com exercícios de baixo impacto, moderados e sem carga excessiva, como a hidroginástica. Essa atividade também pode colaborar para a circulação sanguínea entre o bebê e a gestante.

Mitos e Verdades

  • Mito: toda gestante tem perda de urina.
  • Verdade: a perda de urina é comum, mas não afeta todas as mulheres grávidas.
  • Mito: a perda de urina é normal e não precisa ser tratada.
  • Verdade: existem diversos tratamentos disponíveis para aliviar os sintomas da incontinência urinária na gestação.
  • Mito: a perda de urina é um sinal de gravidade.
  • Verdade: na maioria dos casos, a perda de urina na gestação é um problema leve e transitório.

É fundamental consultar um médico para identificar a causa da perda de urina e receber o tratamento adequado. A fisioterapia pélvica, opção de tratamento durante a gravidez, pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico e prevenir a perda de urina.

A prática regular de exercícios físicos, como caminhada e natação, também pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico.

E lembre-se: é importante manter a higiene íntima em dia para evitar infecções urinárias, que podem agravar a perda de urina.

Importante: a perda de urina tem tratamento e é possível ter uma gestação tranquila e livre de constrangimentos.

Encontre um especialista