O que não fazer no primeiro trimestre de gravidez

O primeiro trimestre da gravidez é o período mais delicado do desenvolvimento do bebê. Nesta matéria, abordaremos as principais precauções que as gestantes devem tomar para promover a saúde do bebê e amenizar riscos de problemas e complicações.

Cuidados básicos para o primeiro trimestre de gravidez

O primeiro trimestre de gravidez corresponde às semanas 1 a 13 da gestação. É o período mais rápido do desenvolvimento do bebê durante toda a gravidez, no qual são formados os principais órgãos, a placenta e o cordão umbilical. É considerada a fase mais delicada, portanto é preciso estar atento a fatores que podem afetar gravemente o desenvolvimento do bebê:

1- Consumo de álcool: durante a gravidez, pode levar a defeitos congênitos e problemas de desenvolvimento. Assim, é recomendado que as mulheres evitem completamente o álcool durante toda a gestação e após o parto, enquanto estiverem amamentando.

2- Fumar: o tabagismo está associado a uma série de complicações para as mulheres grávidas, incluindo parto prematuro, baixo peso ao nascer e aumento do risco de morte súbita do bebê. Portanto, é recomendado que as gestantes parem de fumar a partir da descoberta da gravidez e, pelo menos, 6 meses antes de uma gravidez planejada.

3- Consumo de drogas: o uso de drogas durante a gravidez pode ter consequências graves para o bebê, incluindo defeitos congênitos, problemas de crescimento e desenvolvimento, além de complicações no parto.

4- Consumo de café: embora a cafeína em quantidades moderadas possa ser considerada segura durante a gravidez, é aconselhável limitar o consumo no primeiro trimestre para evitar complicações. É aconselhável que as mulheres grávidas limitem a ingestão de cafeína a menos de 200 – 300 mg por dia. Acima dessa quantidade, o café pode provocar taquicardia tanto na mãe quanto no feto. Além disso, sabe aquele cafezinho tão bom após o almoço? Também deve ser evitado na gestação, pois os fitatos presentes na bebida podem atrapalhar a absorção de nutrientes importantes na gravidez, como o ferro e o cálcio.

5- Chás: evite os chá verde, chá branco, chá preto, chá mate, e não beba chá de canela e de cravo-da-índia, ambos são abortivos. Os recomendados para a gravidez são os chás com efeito calmante, como os de erva doce, erva cidreira e alfazema. Mas, lembre-se: sempre com moderação.

6- Consumo de peixes: certos peixes podem conter níveis elevados de mercúrio, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento do feto. Portanto, deve-se preferir salmão, tilápia e camarão, que possuem baixo teor desse metal. O peixe cru também pode ser consumido, mas com alguns cuidados. Prefira preparar o alimento em casa para evitar riscos de contaminação.

Dica de ouro: é mito que o peixe cru é vetor para toxoplasmose. O peixe não faz parte da cadeia de transmissão dessa doença.

O que acontece no primeiro trimestre de gravidez?

No primeiro trimestre de gravidez, o feto tem o desenvolvimento acelerado das células, resultando na formação dos ossos, cartilagens e principais órgãos: coração, pulmões, fígado, intestino e rins. Os neurônios e os pequenos botões que darão origem aos braços e pernas também são desenvolvidos nesse período.

Ao final do primeiro trimestre, a placenta e o cordão umbilical estão formados. O bebê já mede cerca de 7,4 centímetros e os órgãos continuarão a se desenvolver até o final da gestação.

O que é a placenta?

A placenta é um órgão temporário que se forma no útero durante a gravidez. Desempenha várias funções importantes, como:

-Fornece oxigênio e nutrientes para o bebê;

-Produz hormônios;

-Filtra o sangue.

A placenta se conecta ao bebê por meio do cordão umbilical, que transporta o sangue oxigenado e rico em nutrientes para ele e remove o sangue desoxigenado e rico em resíduos.

Posso tomar remédios no início da gravidez?

É importante que as mulheres grávidas evitem medicamentos não prescritos e consultem seus médicos antes de ingerir remédios ou suplementos durante a gestação.

É no primeiro trimestre que os braços, pernas e órgãos do embrião estão em formação. Eles são muito sensíveis a certos medicamentos que podem atravessar a placenta e causar malformações no bebê.

Também é importante que as gestantes higienizem frequentemente as mãos e evitem contato próximo com pessoas que estão doentes.

Por que o pré-natal é importante?

No primeiro trimestre da gravidez, o risco de sangramentos e de abortos costuma ser maior, atingindo 15% a 20% das mulheres grávidas. Por isso, é fundamental que a gestante e seu parceiro procurem um obstetra e iniciem o planejamento do pré-natal.

O pré-natal tem o objetivo de acompanhar a gestação do início ao fim e viabiliza a identificação de complicações logo no início da gravidez.

Trata-se de uma ação preventiva para evitar o desenvolvimento de doenças que possam prejudicar a gravidez. Além disso, os exames pré-natais devem ser feitos por todas as gestantes, independentemente de a gravidez ser de risco ou não.

Lembre-se:

– O primeiro trimestre da gravidez é o período mais delicado do desenvolvimento do bebê.

– Faça o pré-natal regularmente, pois é essencial para acompanhar a sua saúde e a do bebê.

– É importante seguir todas as recomendações do seu obstetra.

– Se você tiver qualquer dúvida ou preocupação, converse com seu médico.

Encontre um especialista