Ultrassons indicados na gravidez

O ultrassom deve ser realizado por todas as gestantes, para que seja possível saber como está a saúde do bebê e como ele está se desenvolvendo dentro do útero.

O Ultrassom, também conhecido por ultrassonografia ou ecografia, é um exame médico de imagem que possibilita a observação em tempo real. O exame é feito por um transdutor, aparelho que emite e capta ondas sonoras através do contato com o corpo humano e transforma essas ondas em imagem, para que o médico possa avaliar. O ultrassom deve ser realizado por todas as gestantes, para que seja possível saber como está a saúde do bebê e como ele está se desenvolvendo dentro do útero.

Vale ressaltar que este exame é indolor e bastante seguro tanto para o bebê como para a mãe, já que sua realização não causa efeitos colaterais e não utiliza qualquer tipo de radiação.

Qual é a importância da ultrassonografia na gravidez?

Carlos Baldo, ginecologista e obstetra e coordenador da equipe de Medicina fetal do Hospital Rede D’Or São Luiz da unidade Anália Franco, explica que o ultrassom é importante para datar a idade gestacional, determinar a quantidade de fetos e, caso haja diagnóstico de gêmeos, é possível determinar o tipo da gestação gemelar (monocoriônica, dicoriônica, mono ou diamniótica). “Também podemos fazer através da ultrassonografia o diagnóstico e acompanhamento de alterações que possam estar ocorrendo no crescimento, além de determinar o risco de doenças genéticas, cromossômicas, alterações cardíacas e também avaliar o comprimento do colo uterino para verificar o risco de parto prematuro”, completa o obstetra. Além disso, segundo o médico, é possível diagnosticar alterações que sejam passíveis de cirurgia intrauterina, como a mielomeningocele.

Quais são os ultrassons mais indicados durante a gravidez?

Ultrassom Inicial Transvaginal

Este é um ultrassom realizado no primeiro trimestre da gravidez, geralmente entre 6 e 10 semanas. Carlos explica que esse exame é importante para datar a gestação e avaliar a posição de saco gestacional, identificar a presença de hematomas, o número de fetos e também se a gestação é gemelar ou múltipla.

Ultrassom morfológico de primeiro trimestre com Doppler colorido

Este é um ultrassom realizado no primeiro trimestre, geralmente entre 11 e 13 semanas. É o primeiro exame de rastreamento do feto. “Avaliamos a anatomia fetal de forma detalhada, através de algumas estruturas conseguimos determinar o risco de alterações cromossômicas”, explica Carlos. Também através do Doppler e avaliação clínica, é possível medir a pressão arterial materna e, com isso, calcular o risco da pré-eclâmpsia antes das 37 semanas.

Ultrassom morfológico de segundo trimestre com medida de colo uterino

Este é um ultrassom realizado no segundo trimestre, entre 20 e 24 semanas. Neste exame, é feita a segunda avaliação detalhada da anatomia do feto e também verificado o seu crescimento. Carlos explica que a medida de colo uterino neste exame serve para saber se existe o risco para parto prematuro.

Ecocardiografia fetal com Doppler colorido

Este exame é recomendado entre 20 e 24 semanas. Ele é importante, segundo Carlos, para avaliar detalhadamente o coração do feto e seus vasos e vias de saída.

Ultrassom obstétrico com Doppler colorido

Exame realizado no terceiro trimestre, geralmente, entre 32 e 36 semanas, mas pode ser recomendado pelo médico em qualquer momento da gravidez. “Este exame serve para ver a posição fetal, a quantidade de líquido amniótico, o peso do feto, e com o Doppler podemos avaliar como está a circulação placentária e oxigenação fetal”, completa Carlos.

Encontre um especialista