Epidemiologia

O que é epidemiologia do câncer?

Chama-se epidemiologia todo e qualquer tipo de estudo realizado sobre uma determinada doença com o objetivo de descobrir quais são seus fatores de risco, como se dá sua difusão, o que pode ser feito para combatê-la e até mesmo sua evolução.

A epidemiologia do câncer é o ramo da Medicina que investiga a fundo todo e qualquer tipo de câncer com o objetivo de conhecer a doença, através de dados da população em que ela ocorre, quantos casos existem e surgiram, além de tendências histórias que podem avaliar o impacto do tratamento. Produzir novas tecnologias capazes de ajudar aos pacientes também faz parte das metas da epidemiologia do câncer.

Alguns exemplos da importância da epidemiologia do câncer são a descoberta da influência da exposição excessiva ao sol no surgimento de doenças como o câncer de pele, além da correlação entre tabagismo e câncer de pulmão.

Este ramo da pesquisa científica agrega informações como aquelas que apontam os seguintes fatores de risco externos para o surgimento de câncer:

– exposição à radiação;
– exposição às radiações UV, produzidas pelo sol;
– exposição a agentes cancerígenos como o amianto, os agrotóxicos e o asbesto;
– tabagismo;
– alcoolismo;
– alimentação pobre em fibras e
– sedentarismo.

 

Existem ainda fatores de risco internos que não podem ser modificados pelo indivíduo acometido pela doença, como fatores genéticos, sejam eles herdados ou não.  

É importante frisar que a epidemiologia pode ajudar a identificar fatores de risco e criar medidas para diminuir a incidência de câncer. Além disso, pode identificar uma população de risco para determinadas doenças e assim, permitir medidas de rastreamento para detectar cânceres em estágios precoces, aumentando as chances de cura dos pacientes.

Os médicos que fazem parte da Oncologia D’Or estão sempre participando de congressos e seminários, trocando informações com colegas e buscando atualizações mais recentes, não só no tratamento e no diagnóstico, mas também na epidemiologia do câncer.

Os profissionais da Oncologia D’Or atuam em mais de 40 clínicas especializadas em atendimento oncológico espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Tocantins, Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco e o Distrito Federal.