Câncer de Colo de Útero

O que é câncer de colo de útero?

O câncer é caracterizado como um crescimento rápido e desordenado de células que são consideradas “anormais”. Essas células sofrem algum tipo de mutação, que faz com que elas cresçam ou se multipliquem, afetando diferentes partes do corpo humano.

Quando elas crescem na base do útero, ou seja, na região localizada entre a vagina e o útero, a condição ganha o nome de câncer de colo de útero. 

 

Quais os sintomas de câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero tem desenvolvimento lento, comparado a outros tipos de doenças cancerígenas, além de quase não apresentar sintomas. 

É importante realizar exames ginecológicos e testes como o Papanicolau anualmente, como forma de prevenir e diagnosticar o câncer de colo de útero ainda em seu início, facilitando a continuidade do tratamento.

Algumas pacientes que possuem câncer de colo de útero podem apresentar sangramento contínuo após as relações sexuais, diferenças e mudanças na secreção vaginal e dor abdominal generalizada.

É importante consultar ginecologistas caso apresentem sintomas como esses, já que eles também podem estar presentes em outras doenças de ordem ginecológica.

 

Quais são as causas do câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero é causado por conta da infecção persistente de algumas cepas do Papiloma Vírus Humano, o chamado HPV.

Nem sempre o HPV pode causar doenças ou câncer, mas esse é um tipo de doença bastante comum, podendo afetar tanto homens quanto mulheres.

A vacinação contra o HPV é uma excelente forma de prevenir o surgimento do câncer de colo de útero e de outras condições causadas pelo Papiloma Vírus Humano.

 

Como é o tratamento do câncer de colo de útero?

De forma geral, o câncer de colo de útero tem cura, podendo ser realizados diferentes procedimentos e acompanhamentos médicos com o objetivo de conseguir resultados positivos.

Podem ser realizados procedimentos como a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia, sendo que cabe ao médico oncologista realizar as combinações necessárias, de acordo com o estágio da doença em que a paciente se encontra.

A idade da paciente e o desejo de ter filhos também influenciam na escolha da trilha de tratamento do câncer de colo de útero.

A Oncologia D’Or é uma rede de mais de 40 clínicas especializadas no tratamento oncológico de excelência. 

As instituições que compõem a Oncologia D’Or estão espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Tocantins e Bahia.