Sarcoma

Sarcoma

O que é sarcoma?

O câncer é um conjunto de doenças com características similares, mas com desenvolvimento e resposta a tratamentos diferentes. Ele acontece, no geral, quando um determinado grupo de células passa a se comportar de uma forma anormal, apresentando um crescimento acelerado e desordenado.

Quando o câncer se desenvolve nas células que compõem o tecido conjuntivo, o paciente é diagnosticado com sarcoma.

Existem diferentes tipos de sarcoma e esse é um câncer que pode, basicamente, surgir em qualquer lugar do corpo. Isso porque o sarcoma costuma aparecer nos lugares entre a pele e os órgãos do corpo, surgindo em músculos, tendões e até mesmo na gordura corporal. De forma geral, o sarcoma é um câncer raro, que cresce e se desenvolve de forma bastante lenta e quase imperceptível ao paciente.

Quais são os tipos de sarcoma?

Existem muitos tipos de sarcoma, sendo que eles são classificados de acordo com o tipo de tecido conjuntivo no qual o câncer surgir.

Já o sarcoma de kaposi afeta regiões específicas do corpo, como as camada interna dos vasos sanguíneos, as mucosas que revestem a boca, o nariz e a garanta e também os gânglios linfáticos.

O sarcoma sinovial é aquele que está relacionado de alguma forma aos tendões, podendo surgir em lugares como os ligamentos, as fáscias e as membranas interósseas.

O sarcoma de partes moles é aquele que surge em tecidos não-ósseos, como os músculos e a gordura presente em diferentes lugares do corpo humano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 50 tipos de sarcoma que podem atingir o ser humano.

Quais são os sintomas de sarcoma?

Como os diferentes tipos de sarcoma afetam partes do corpo diversificadas, é possível dizer que cada tipo de sarcoma apresenta seus sintomas de uma forma mais específica e individualizada.

De forma geral, o sarcoma tem como sintoma o aparecimento de um nódulo sensível ao toque em lugares como o pescoço, o peito, as coxas, a barriga, os braços e os pés.

Essa massa pode causar dor ou incômodo, mas também formigamento e uma leve sensação de pressão na região que está sendo afetada por ela.

Como em qualquer tipo de câncer, os pacientes com sarcoma podem apresentar sintomas como perda de peso, fraqueza e cansaço constante.

Como é o diagnóstico de um sarcoma?

O diagnóstico do sarcoma é feito por exames de imagem, como a tomografia e a ressonância magnética, que podem ser seguidos por biópsias e testes complementares que detectam com mais precisão a presença de câncer no local.

Como é feito o tratamento do sarcoma?

Geralmente, o tratamento do sarcoma é cirúrgico, sendo que o indivíduo que está passando por ele também pode realizar tratamentos complementares de quimioterapia e radioterapia.

Cabe ao médico oncologista, de acordo com o estadiamento do paciente, determinar qual será a trilha de tratamento que melhor o ajudará a ganhar sobrevida e a recuperar sua qualidade de vida.

A Oncologia D’Or é uma rede de mais de 40 clínicas espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Maranhão e Bahia. Por mês, a Oncologia D’Or realiza mais de 20.000 atendimentos médicos oncológicos de excelência.