Tumor de Wilms

O que é Tumor de Wilms?

Quando um determinado grupo de células anormais dentro do corpo de um indivíduo passa a apresentar um crescimento acelerado e desordenado, essa pessoa é diagnosticada com câncer.

Quando esse crescimento anormal acontece nos rins, o diagnóstico dado é o de Tumor de Wilms, que também é conhecido como nefroblastoma.

O Tumor de Wilms é mais comum em crianças, podendo surgir de forma mais rara em adultos e pessoas em faixas etárias mais avançadas.

O Tumor de Wilms pode ser bilateral, afetando ambos os rins, ou pode afetar só um dos órgãos. Podem existir também casos raros de Tumor de Wilms, em que a pessoa apresenta mais de um tumor dentro do mesmo rim. 

Os Tumores de Wilms também são divididos em tumores de histologia favorável e desfavorável, sendo que ambos os tipos referem-se às chances de sucesso do paciente. Para que um Tumor de Wilms seja classificado, é preciso que ele passe por uma biópsia e pela avaliação do médico oncologista, responsável por fazer a avaliação do estadiamento do câncer.

 

Quais os sintomas de Tumor de Wilms?

O Tumor de Wilms costuma apresentar um crescimento bastante rápido, sendo que seus sintomas podem ser silenciosos.

Entre os principais sintomas de Tumor de Wilms, temos:

  • inchaço abdominal;
  • urina com sangue;
  • pressão alta mesmo em crianças;
  • febre;
  • prisão de ventre;
  • dificuldades para respirar;
  • enjoo, náuseas e vômito; e
  • infecções frequentes na urina.

 

Como é o tratamento do Tumor de Wilms?

Quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, melhores as chances do paciente. O tratamento indicado pelo médico oncologista depende diretamente do tipo de Tumor de Wilms e do estadiamento do paciente.

Geralmente, são realizadas cirurgias, com a remoção total ou parcial do rim afetado. Se os dois rins forem acometidos, geralmente um dos rins é removido parcialmente, como forma de preservar a capacidade de filtragem do sangue da criança.

Também podem ser necessárias sessões de quimioterapia e radioterapia, como forma de tratar o Tumor de Wilms.

A Oncologia D’Or conta com mais de 40 clínicas preparadas para oferecer atendimento oncológico de excelência para os pacientes que estão passando pelo câncer.

As instituições médicas da Oncologia D’Or estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins e Bahia.