Quimioterapia

A quimioterapia é um tipo de tratamento contra o câncer que é capaz de, por meio da ação de medicamentos chamados de quimioterápicos, inibir o crescimento e destruir as células anormais que causam a doença.

A quimioterapia é uma forma de tratamento do câncer que utiliza medicamentos para combater as células tumorais, impedir com que elas cresçam e se espalhem. É uma das principais opções terapêuticas disponíveis para o tratamento do câncer, podendo ser utilizada sozinha ou em combinação com outras modalidades, como cirurgia,  radioterapia, imunoterapia e terapia-alvo.

Como funciona?

Esse tipo de tratamento funciona atacando células que se dividem rapidamente, como as células tumorais. Os medicamentos agem por diversos mecanismos durante o ciclo celular, alterando seu funcionamento e levando à morte celular. Entretanto, também acabam afetando outras células do corpo como as células do sistema digestivo, do cabelo e da medula óssea (onde ocorre a produção do nosso sangue).

Tipos de Quimioterapia

Existem vários tipos de quimioterapia disponíveis, cada um com diferentes objetivos e mecanismos de ação. Alguns tipos de quimioterapia são projetados para destruir células tumorais que já se espalharam para outras partes do corpo, enquanto outros são usados para reduzir o tamanho de um tumor antes da cirurgia e outras para evitar que o tumor volte após um procedimento cirúrgico.

Como é administrada?

A administração da quimioterapia pode ser realizada de maneiras variadas, incluindo pílulas, injeções intravenosas, injeções intramusculares e injeções subcutâneas. O tipo de quimioterapia que será usado depende do tipo de câncer e de outros fatores, como a saúde geral do paciente e o estágio do câncer.

Quais são os principais efeitos colaterais?

Embora a quimioterapia seja uma forma comum e eficaz de tratamento do câncer, ela pode ser associada a efeitos colaterais indesejáveis. Isso acontece principalmente pela ação da quimioterapia nos tecidos normais do nosso corpo. Os efeitos da quimioterapia variam de pessoa para pessoa e dependem de vários fatores, como o tipo de medicação usada e a dose utilizada. Alguns efeitos colaterais comuns incluem fadiga, náuseas, vômitos, perda de cabelo, anemia e diminuição da imunidade. Os avanços contínuos na Oncologia têm contribuído para melhorar a eficácia da quimioterapia e reduzir seus efeitos colaterais.
O tratamento com quimioterapia é planejado de forma personalizada pelo médico para cada paciente. Por isso, é importante que os pacientes conversem com seus médicos sobre quaisquer preocupações ou efeitos colaterais que estejam experimentando durante o tratamento e sigam todas as instruções para minimizar o impacto desses efeitos na sua qualidade de vida.

Sobre a Oncologia D’Or

Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.

Revisão médica:

Dra. Fernanda Frozoni Antonacio

Oncologista Clínica

Compartilhe este artigo

Nossa tecnologia