Câncer de Rim

O câncer de rim é o terceiro tumor urológico mais frequente (atrás dos cânceres de próstata e de bexiga). Acomete mais comumente indivíduos entre a sexta e oitava décadas de vida, sendo duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres.

O que é câncer de rim?

Os rins fazem parte do nosso sistema excretor. Eles filtram o sangue para eliminar algumas impurezas, além de ajudar no equilíbrio da quantidade de água e de sais no organismo.

Quando parte das células dos rins começa a se comportar de maneira anormal, se reproduzindo de forma acelerada e desordenada, o paciente pode ser diagnosticado com o câncer de rim.

O câncer de rim é o terceiro tumor urológico mais frequente (atrás dos cânceres de próstata e de bexiga). Acomete mais comumente indivíduos entre a sexta e oitava décadas de vida, sendo duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres. Dentre os tumores que podem se originar dos rins, o mais comum é conhecido como carcinoma de células renais, e seu subtipo mais comum, o carcinoma de células claras.

Quais os fatores de risco para o câncer de rim?

Alguns fatores de risco são conhecidos para o desenvolvimento do câncer de rim, como tabagismo, obesidade, hipertensão arterial, doença renal crônica, exposição a produtos químicos, histórico familiar de câncer renal e algumas síndromes genéticas, como a síndrome de von Hippel-Lindau.

Quais os sintomas do câncer de rim?

Na maioria dos casos, o tumor é diagnosticado em estágios iniciais, quando o paciente ainda está assintomático, e até mesmo incidentalmente através de exames de imagem de rotina. No entanto, à medida que a doença progride, alguns sinais e sintomas podem surgir, como dor na lateral ou parte inferior das costas, presença de sangue na urina, massa palpável no abdômen, fadiga, perda de peso e febre.

Como é feito o diagnósico do câncer de rim?

Diante da suspeita de tumor renal, exames de imagem como ultrassonografia, tomografias computadorizadas ou ressonância magnética podem ser realizados para iniciar a investigação. Caso identificada uma lesão no rim, e de acordo com suas características, pode haver indicação de uma biópsia ou até mesmo de uma cirurgia para remover a lesão, cujo o resultado anátomo-patológico confirma o diagnóstico.

Como é feito o tratamento do câncer de rim?

O tratamento do câncer de rim pode variar dependendo do estágio da doença e da condição clínica do paciente. As opções de tratamento podem incluir desde procedimentos ablativos ou cirurgias para remover o tumor, até tratamentos medicamentosos para estágios mais avançados da doença, que variam de acordo com o tipo e subtipo do tumor – imunoterapia, terapia-alvo ou quimioterapia.

Em caso de suspeita de câncer de rim, procure seu médico para avaliação, uma vez que o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura da doença com o tratamento adequado.

Sobre a Oncologia D’Or

Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.

Compartilhe este artigo

Nossos tratamentos

As clínicas integradas da Oncologia D’Or, um projeto pioneiro da Rede D’Or na saúde privada no País.
nossos tratamentos