Sarcoma de Ewing
O que é o sarcoma de Ewing?
O câncer é um conjunto de doenças com sintomas similares, mas diferentes desenvolvimentos e respostas a tratamentos. Ele é caracterizado pelo crescimento acelerado e desordenado de um grupo de células consideradas anormais.
Quando esse crescimento acontece em um osso ou em algum tecido mole do corpo humano, a pessoa pode vir a ser diagnosticada com um sarcoma de Ewing, que pode surgir em qualquer lugar do corpo, sendo mais comum no fêmur, no úmero, nas omoplatas e na pelve (osso do quadril), mas também pode aparecer em tecidos de partes moles (músculos e cartilagens).
O sarcoma de Ewing é mais comum em crianças e adolescentes, sendo o segundo tumor ósseo mais frequente nessa faixa etária, porém podendo afetar pacientes de todas as idades.
Quais são os tipos de sarcoma de Ewing?
Os sarcomas de Ewing são divididos em três tipos, mas todos se caracterizam pelas mesmas anomalias genéticas, em que trechos de dois cromossomos, o 11 e o 22, se fundem e dão origem a uma proteína que faz com que as células se reproduzam descontroladamente, dando origem ao tumor.
O tipo mais comum é o sarcoma de Ewing dos ossos. O sarcoma de Ewing extraósseo é aquele que surge em cartilagens e em tecidos que não são ossos. Existe também o sarcoma de ewing no retroperitônio, região revestida pelo peritônio, onde se encontram músculos, vasos e a coluna vertebral.
O tumor neuroectodérmico primitivo periférico (PPNET, na sigla em inglês) é extremamente raro e tem características dos dois sarcomas de Ewing anteriores.
O que causa o sarcoma de Ewing?
A causa do sarcoma de Ewing não é totalmente compreendida, mas cientistas sabem que o câncer é causado por mutações genéticas do DNA que tornam uma célula saudável cancerígena. No entanto, ainda não sabem o motivo de isso acontecer.
Quais os sinais e sintomas do sarcoma de Ewing?
Entre os principais sintomas de sarcoma de Ewing, podemos destacar:
- Nódulo, com inchaço, sensibilidade ou dor em algum ponto do corpo;
- Dor no local do nódulo;
- Falta de ar;
- Paralisia da perna e dos braços se o tumor atingiu áreas próximas da coluna espinhal;
- Febre;
- Fraturas ósseas que acontecem com excessiva facilidade;
- Perda de peso súbita e acelerada;
- Fraqueza e cansaços excessivos;
- Perda de sensibilidade na ponta dos dedos e nas extremidades do corpo;
- Mudanças no caminhar ou compensações na locomoção que ocorrem por conta do surgimento de um tumor.
Como é o diagnóstico do sarcoma de Ewing?
Pelo fato de algumas pessoas apresentarem calor e febre, o diagnóstico pode ser confundido com uma osteomielite. Isso significa que exames de imagem são fundamentais para diagnosticar as características do tumor.
Exames como raio X, cintilografia óssea, tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética e tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) podem ser pedidos pelo médico. Para confirmação do quadro é realizada a biópsia, que pode ser feita por agulha grossa ou core biopsy, guiada por tomografia, em que um cilindro do tecido da lesão é removido e enviado para análise ou por cirurgia (biópsia incisional), dependendo da localização do tumor.
O diagnóstico pode ainda envolver punção medular, testes genéticos e exames de sangue.
Como é o tratamento do sarcoma de Ewing?
O tratamento do sarcoma de Ewing vai depender de sua localização no corpo do indivíduo e também do estadiamento do tumor. Ele pode envolver cirurgia, inclusive com remoção de tecidos saudáveis, para criar uma margem de segurança, dependendo da localidade do tumor.
Além disso, podem ser realizadas sessões de quimioterapia e de radioterapia.
A sobrevida do sarcoma de Ewing pode ser boa, mas esse é um câncer que costuma ser identificado tardiamente, sendo que a pessoa afetada pelo sarcoma de Ewing pode acabar desenvolvendo micrometástases, com as células anormais se espalhando por outras partes do corpo.
A Oncologia D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Bahia e Maranhão.
Para consultas, exames e demais procedimentos, entre em contato com a nossa Central de Agendamento.
Você também pode acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de conteúdos exclusivos.