Cirurgia
O que é a cirurgia para o tratamento de câncer?
Uma cirurgia é todo e qualquer tipo de tratamento médico que requer a intervenção, manual ou por meio de instrumentos, do médico no paciente. Quando ela é chamada de “cirurgia oncológica” é porque, obrigatoriamente, envolve a remoção de um tecido cancerígeno do organismo.
A cirurgia é a mais antiga forma de tratamento do câncer e, até hoje, ocupa uma posição de destaque no controle deste grupo de doenças.
Quando fazer a cirurgia para tratamento do câncer?
A cirurgia já se impõe na fase de diagnóstico do câncer, quando se busca colher amostras do tumor para identificar a doença. Entretanto, a maior contribuição da cirurgia se dá pela remoção do tumor e dos tecidos próximos a ele, fundamental na tentativa de curar a doença.
Geralmente a cirurgia não se limita apenas à retirada do tumor. Faz parte da cirurgia oncológica a remoção de tecidos próximos a ela, o que se denomina “margem de segurança”, para minimizar o risco de deixar células malignas para trás. No entanto, o ato cirúrgico pode ter finalidade curativa, sobretudo quando há detecção precoce do tumor e é possível sua retirada total; ou finalidade paliativa, quando o objetivo é reduzir a quantidade de células tumorais ou controlar sintomas que comprometam a qualidade da sobrevivência do paciente.
Além disso, os gânglios linfáticos próximos também costumam ser removidos.
Uma cirurgia para o tratamento do câncer pode ser feita antes de procedimentos complementares, como os de quimioterapia e radioterapia, ou depois da realização deles.
Por vezes, a quimioterapia e radioterapia são feitas antes da cirurgia porque auxiliam na redução do tumor, fazendo com que o procedimento cirúrgico seja simplificado e com maior chance de sucesso.
Como é feita a cirurgia para tratamento do câncer?
Algumas cirurgias de câncer podem ser melhor realizadas por meio da cirurgia robótica. O recurso mais utilizado em nosso meio é o robô Da Vinci, que dispõe de braços mecânicos de grande mobilidade, equipados com câmera de alta definição e instrumentos médicos bastante precisos. O médico insere os instrumentos no paciente e efetua todo o procedimento olhando para uma tela de vídeo, onde tem uma ampla visão do interior do corpo do paciente. Os braços mecânicos são controlados pelo médico com o auxílio de um joystick similar ao de videogames. As pinças e tesouras cirúrgicas podem alcançar locais muitas vezes inacessíveis para as mãos dos cirurgiões. A cirurgia robótica tem conseguido demonstrar excelentes resultados cirúrgicos em diferentes situações. Via de regra, a cirurgia com o Da Vinci reduz as chances de hemorragia durante o procedimento e encurta o tempo de recuperação do paciente.
As indicações de cirurgia são únicas e individuais para cada paciente, de acordo com o tipo de câncer e o estadiamento.
Quais são os tipos de cirurgias para tratamento do câncer?
Geralmente, a cirurgia é planejada e realizada para prevenir, diagnosticar, estadiar e tratar o câncer, bem como aliviar o desconforto ou problemas relacionados com a doença. Às vezes, ela é realizada para atender mais de um desses objetivos. As cirurgias que podem ser feitas são:
- Cirurgia para o diagnóstico do câncer;
- Cirurgia para estadiamento do câncer;
- Cirurgia curativa;
- Cirurgia para remover parte do tumor;
- Cirurgia paliativa;
- Cirurgia de suporte;
- Cirurgia de reconstrução;
- Cirurgia profilática (preventiva).
Quais exames fazer antes da cirurgia para tratamento do câncer?
No pré-operatório, o médico deverá solicitar alguns exames para verificar como está o estado de saúde geral do paciente e planejar como será o procedimento cirúrgico. Normalmente, são pedidos os exames de sangue e urina, radiografia de tórax, eletrocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou tomografia por emissão de pósitrons (PET SCAN).
A Oncologia D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Tocantins, Bahia e Maranhão.
Para consultas, exames e demais procedimentos, entre em contato com a nossa Central de Agendamento.
Você também pode acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro de conteúdos exclusivos.