Como cuidar da alimentação das crianças nas férias escolares?

Com a chegada das férias escolares, a rotina das crianças se altera. Sem a necessidade de seguir horários rígidos, o sono e a hora de se alimentar podem ser os primeiros a sofrer alterações. É importante que os pais fiquem atentos à alimentação dos filhos durante esse período para evitar problemas de saúde, como obesidade, diabetes e desnutrição. Para ajudar você durante as férias das crianças, preparamos algumas dicas de alimentação importantes. Confira!

Dicas para manter uma boa alimentação nas férias

Mantenha horários regulares para as refeições: mesmo sem a necessidade de ir à escola, é importante manter horários regulares para o café da manhã, almoço, jantar e lanches durante o dia. Isso ajuda a evitar que as crianças fiquem com muita fome e acabem comendo alimentos ultraprocessados, por exemplo.

Ofereça alimentos saudáveis: frutas, legumes, verduras, proteínas e grãos integrais devem ser a base da alimentação das crianças. Evite alimentos processados e ultraprocessados, ricos em açúcar, sódio e gorduras.

Estimule o consumo de água: é importante que as crianças se mantenham hidratadas com água, principalmente durante os dias mais quentes. Água de coco, sucos naturais de frutas e isotônicos também são bebidas que ajudam na hidratação. Evite ao máximo refrigerantes e sucos artificiais.

Cozinhe em casa: preparar as refeições em casa é uma ótima maneira de controlar os ingredientes e garantir que as crianças estejam comendo alimentos saudáveis. Uma boa opção para motivar os pequenos a comer é envolvê-los no preparo das refeições. Além disso, cozinhar com os filhos é um excelente momento para interação e, também, para a educação alimentar.

Faça lanches saudáveis: tenha sempre à mão opções de lanches saudáveis, como frutas, vitaminas naturais de frutas, biscoitos integrais e castanhas. O consumo de doces, salgadinhos e refrigerantes não é recomendável e só contribui para o aumento da obesidade infantil. Evite-o!

Seja um bom exemplo: as crianças aprendem observando os adultos. Se você se alimenta de forma saudável e equilibrada, é mais provável que seus filhos também sigam esse caminho.

Outras dicas

Leve lanches saudáveis para os passeios: para evitar que as crianças comam alimentos ricos em açúcar, sódio e gorduras quando estiverem fora de casa, leve lanches saudáveis, como frutas, biscoitos integrais e castanhas.

Faça as refeições em família: as refeições em família são um ótimo momento para conversar e se conectar com as crianças. Aproveite esse tempo para ensiná-las sobre a importância de uma alimentação saudável.

Não force as crianças a comer: se a criança não quiser comer, não a force. Ofereça alimentos saudáveis e deixe que ela faça as suas escolhas.

Problemas de saúde relacionados à má alimentação

Ganho de peso: as crianças que comem mais alimentos processados ​​e fast food, bebem mais bebidas açucaradas e comem de forma irregular têm maior probabilidade de ganhar peso.

Obesidade: a obesidade é um problema de saúde sério que pode levar a problemas como doenças cardíacas, diabetes e AVC.

Deficiências nutricionais: as crianças que não comem frutas, vegetais e outros alimentos nutritivos em quantidade suficiente têm o potencial de desenvolver deficiências nutricionais. Isso pode levar a problemas de saúde, como fadiga, anemia e problemas de crescimento.

As férias escolares são um momento de relaxamento e diversão, mas é importante manter uma alimentação equilibrada para que as crianças continuem saudáveis e com energia para aproveitar esse período tão gostoso.

Encontre um especialista