Doença Hemorrágica do Recém-Nascido

A doença hemorrágica do recém-nascido (DHRN) é uma condição que pode causar sangramento grave em bebês. É causada por uma deficiência de vitamina K, que é necessária para a coagulação do sangue.

A deficiência de vitamina K é rara em adultos e ocorre principalmente em recém-nascidos

Sintomas de DHRN

Os sintomas de DHRN geralmente são:

  • Sangramento no umbigo, nas gengivas e/ou no nariz;
  • Hemorragias na pele;
  • Sangramento no interior do corpo.

Causas de DHRN

A doença hemorrágica do recém-nascido acontece devido à transferência de baixas quantidades de vitamina K ao bebê através da placenta ou do leite materno.

A vitamina K é um nutriente essencial para a saúde humana, considerando sua importância para a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos.

Funções da vitamina K

Coagulação sanguínea: a vitamina K é necessária para a produção de proteínas que ajudam a coagular o sangue. Sem vitamina K suficiente, o sangue pode levar mais tempo para coagular, o que aumenta o risco de sangramento.

Saúde óssea: a vitamina K também é fundamental para a saúde dos ossos. Ela auxilia na produção de osteocalcina, uma proteína que ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

Fatores de risco da DHRN em bebês

A vitamina K não é transferida facilmente pela placenta e também não é abundante no leite materno. Para evitar as chances de sangramento tardio por deficiência desse nutriente, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação da vitamina após o nascimento do bebê. Alguns fatores de risco para a DHRN são:

  • Fatores relacionados ao bebê

Prematuridade: bebês prematuros têm menor reserva de vitamina K e seu fígado ainda não está desenvolvido para produzir as proteínas necessárias para a coagulação sanguínea.

Baixo peso ao nascer: bebês com baixo peso ao nascer também têm menor reserva de vitamina K.

Icterícia: o excesso de bilirrubina no sangue pode interferir na absorção de vitamina K.

Doenças intestinais: podem dificultar a absorção de vitamina K. A diarreia é um exemplo.

Uso de antibióticos: a própria flora intestinal produz os precursores da vitamina K, mas alguns antibióticos podem “matar” as bactérias intestinais que produzem essa vitamina.

  • Fatores relacionados à mãe

Uso de medicamentos: anticoagulantes, antibióticos de largo espectro e também anticonvulsivantes podem interferir na ação da vitamina K.

Doenças hepáticas: têm o potencial de dificultar a produção de proteínas de coagulação sanguínea.

De acordo com o Ministério da Saúde, a administração de vitamina K profilática a todos os recém-nascidos é a melhor maneira de prevenir a doença, geralmente por meio de uma injeção no músculo da coxa (intramuscular) logo após o nascimento. A incidência da DHRN varia de 0,3% a 1,7% em recém-nascidos que não receberam a profilaxia logo após o nascimento.

Tratamento para DHRN

O tratamento para DHRN é a administração de vitamina K por via oral ou injetável.

Vitamina K para as mamães

As mulheres grávidas devem consumir 90 microgramas de vitamina K por dia. Conheça algumas dicas para aumentar a ingestão de vitamina K durante a gestação.

  • Inclua vegetais verdes folhosos em sua dieta todos os dias, como couve, espinafre, agrião, rúcula e brócolis.
  • Adicione óleos vegetais às saladas e cozidos. Alguns exemplos são óleo de soja e azeite de oliva.
  • Coma leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico.
  • Consuma fígado algumas vezes por mês.

Se você estiver grávida, converse com o seu médico sobre a necessidade de tomar um suplemento vitamínico pré-natal.

Encontre um especialista