Hiperêmese gravídica

O enjoo matinal é comum na gestação, sendo bastante corriqueiro em gestantes de todas as idades. Mas em algumas delas, esse enjoo pode ser muito forte e intenso, gerando vômitos frequentes e podendo acontecer durante todo o dia e não só pela manhã. Nesta matéria, você vai conhecer um pouco mais sobre a hiperêmese gravídica, quando o enjoo requer uma atenção maior da gestante e da equipe multidisciplinar do pré-natal.

O que é Hiperêmese gravídica?

A hiperêmese gravídica é uma condição caracterizada por náuseas e vômitos frequentes durante a gravidez. Diferentemente de um enjoo matinal comum em algumas gestantes, nela a paciente acaba perdendo peso nos primeiros meses de gestação, ao invés de ganhá-los, o que é uma das principais características dessa condição.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a hiperêmese gravídica representa apenas 1,1% de todos os quadros de náuseas e vômitos na gestação. Os sintomas geralmente começam no primeiro trimestre de gravidez e podem durar até o segundo ou terceiro.

Sintomas da hiperêmese gravídica

O principal sintoma são os vômitos frequentes e que chegam a incapacitar o cotidiano e o dia a dia da paciente. Além disso, outros incluem:

  • Perda ponderal maior que 5% do peso (quando há maior perda do que ganho de calorias);
  • Desidratação: à medida que a desidratação avança, pode causar taquicardia (batimento acelerado do coração quando a pessoa está em repouso) e pressão baixa;
  • Cetose: quando seu corpo começa a usar gordura como principal fonte de energia, ao invés da glicose. Isso acontece devido a perda de apetite e aos vômitos causados pela hiperêmese gravídica;
  • Desequilíbrio de eletrólitos: quando o nível dessas substâncias no sangue fica muito alto ou muito baixo é prejudicial à saúde e costuma ocorrer devido à desidratação.

Tratamento da hiperêmese gravídica

O tratamento é feito com medicamentos, como antieméticos, que ajudam a reduzir as náuseas e os vômitos. A gestante pode precisar de hidratação e nutrição.

Em casos graves, a hiperêmese gravídica pode exigir hospitalização. No hospital, o tratamento pode incluir a monitorização, infusão de fluidos intravenosos, medicamentos antieméticos e alimentação parenteral.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce da hiperêmese gravídica é importante para reduzir o risco de complicações. As mulheres que apresentam sintomas de hiperêmese gravídica devem procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Encontre um especialista