Notícias

Realizando um sonho

Escolha de aluno de 8 anos para atividade escolar reforça vínculo afetivo com instituição de saúde da região
Por: Rede D'Or
Publicado em • Atualizado em

Miguel Lorenzo Ramos Jeger, de 8 anos, estudante da 2ª série do ensino fundamental, escolheu o Hospital São Luiz São Bernardo como tema de uma atividade escolar proposta pela professora. A tarefa consistia em representar, por meio de maquete, algo que tivesse significado pessoal para o aluno.

A escolha chamou atenção da família e da equipe pedagógica da escola, especialmente pela forma espontânea com que o hospital foi mencionado pelo aluno. Segundo a mãe, Leidiane Jeger, Miguel acompanha a trajetória da unidade desde o início das obras na região, demonstrando interesse ao longo do tempo pelo desenvolvimento da instituição.

A maquete foi desenvolvida em casa, com participação do aluno em todas as etapas, desde a concepção até a montagem final. O trabalho foi posteriormente apresentado em ambiente escolar, como parte da atividade avaliativa.

O caso evidencia como instituições de saúde também fazem parte da construção de referência no imaginário de famílias e comunidades locais, especialmente em regiões onde o hospital integra o cotidiano urbano.

Para a equipe do Hospital São Luiz São Bernardo, situações como essa são interpretadas como reflexo do vínculo estabelecido com a comunidade ao redor da unidade. A presença de uma instituição de saúde vai além do atendimento clínico e passa também pela forma como é percebida por diferentes públicos.

Embora não haja relação assistencial direta no caso do aluno, a escolha espontânea do tema reforça o alcance simbólico da instituição.

É isso que nos move: o impacto que o cuidado pode ter para além dos limites físicos do hospital.