Sarcomas

Os sarcomas são um grupo de cânceres raros que se originam dos tecidos mesenquimais do corpo, como músculos, gordura, vasos sanguíneos, tecidos conjuntivos e ossos.

O que é sarcoma?

Os sarcomas são um grupo de cânceres raros que se originam dos tecidos mesenquimais do corpo, como músculos, gordura, vasos sanguíneos, tecidos conjuntivos e ossos. Apesar de serem divididos de acordo com sua estrutura de início, a evolução da classificação patológica e molecular faz com que existam centenas de subtipos de sarcomas. É uma doença que afeta crianças e adultos, tem potencial de forte herança familiar, com predominância em extremidades e membros, e evolução que pode ser muito agressiva.

Quais são os sintomas de sarcoma?

Os sintomas dos sarcomas estão relacionados ao local de crescimento do tumor e seus sítios de disseminação. Sinais de atenção incluem: nódulo ou massa de crescimento progressivo em extremidades, tronco ou face e pescoço, podendo estar associada a dor, fraturas, edema, perda de sensibilidade ou mesmo de movimentação do membro. Alguns casos acabam sendo relacionados a trauma ou impacto local prévio, sendo então negligenciados por um período, o que pode atrasar o diagnóstico e comprometer o tratamento.

Como é feito o diagnóstico de sarcoma?

Os sintomas acima devem levantar a suspeita de um caso de sarcoma. Após coleta da história médica, exame físico e exames complementares como tomografia e ressonância, deve-se planejar a amostragem de material, por biópsia ou cirurgia, proveniente do tumor para análise anátomo-patológica e confirmação do diagnóstico.

Como dito acima, a caracterização e subtipagem dos sarcomas têm evoluído e a avaliação em serviço de referência da patologia e perfil molecular permite a precisa categorização da doença.

O sarcoma tem cura?

Os sarcomas podem ser bastante agressivos e mórbidos, com piora da qualidade de vida por sintomas e perda de função de membros e estruturas. É válido ressaltar que o diagnóstico precoce permite melhores desfechos em termos de sobrevida e funcionalidade. Quando detectado em forma inicial, boa parte dos casos possui evolução favorável e bom prognóstico. Na forma avançada ou metastática, os tratamentos visam controle da doença e manutenção da qualidade de vida. A quimioterapia e terapias-alvo podem ter bons resultados em alguns casos, mas possuem efeitos colaterais que não são irrelevantes. Nesse sentido, a evolução e pesquisa em terapias mais eficientes e toleráveis é imprescindível e gera expectativa futura.

Como é feito o tratamento de sarcoma?

Os sarcomas são doenças raras e complexas, com diversos subtipos com características e particularidades distintas. Dessa forma, o plano terapêutico tem de ser debatido e abordado de forma multidisciplinar em centro especializado e com experiência no tratamento dessa doença.

Nos sarcomas localizados, a base do tratamento é a ressecção de forma oncológica e completa da lesão. A discussão passa pela avaliação da necessidade de terapias prévias à cirurgia (tratamento neoadjuvante) que pode facilitar e permitir uma melhor remoção do tumor; e também após a cirurgia (tratamento adjuvante) para erradicar microfocos malignos que possam ter permanecido nos tecidos.

Na doença avançada ou metastática, a base do tratamento envolve quimioterapia, e mais recentemente terapias alvo dirigidas de acordo com as características moleculares e distintas para cada tipo de sarcoma, como foi citado anteriormente. Nesse cenário, cirurgia e radioterapia são reservadas para casos selecionados.

Sobre a Oncologia D’Or

Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes

Compartilhe este artigo

Nossos tratamentos

As clínicas integradas da Oncologia D’Or, um projeto pioneiro da Rede D’Or na saúde privada no País.
nossos tratamentos