O câncer é uma das doenças mais estudadas no mundo e é cercada por muitos mitos e mal entendidos. Para esclarecer algumas dessas dúvidas, reunimos uma lista de 10 mitos e verdades sobre o câncer. Confira!
1. Câncer é transmissível?
MITO!
Muitas pessoas ainda acreditam que o câncer pode ser transmitido de uma pessoa para outra como um resfriado ou gripe. No entanto, isso é um mito. O câncer não é contagioso. Ele se desenvolve a partir de alterações no DNA celular de cada corpo.
2. Se você tem câncer, deve evitar atividades físicas
MITO!
Pelo contrário. A prática de atividades físicas é recomendada para pacientes com câncer. Exercícios moderados podem ajudar a melhorar a qualidade de vida, reduzir os efeitos colaterais do tratamento, aumentar a energia e até melhorar o prognóstico.
3. Biópsias ou cirurgias podem fazer o câncer se espalhar
MITO!
Este é um dos mitos mais persistentes. Procedimentos médicos como biópsias e cirurgias são realizados de maneira a minimizar qualquer risco de espalhar células cancerosas. Esses procedimentos são essenciais para o diagnóstico e tratamento eficaz do câncer.
4. Todos os tumores são câncer
MITO!
Tumores podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos). Tumores benignos não se espalham para outras partes do corpo e geralmente não representam uma ameaça à vida.
5. Alimentos ricos em açúcar fazem o câncer crescer mais rápido
MITO!
Embora seja importante manter uma dieta equilibrada, o açúcar não alimenta o câncer diretamente. Todas as células, incluindo as normais e as tumorais, usam glicose como energia, mas isso não significa que o açúcar faz o câncer crescer mais rápido. A glicose vem do consumo de qualquer alimento e não apenas do açúcar consumido.
6. Apenas mulheres têm câncer de mama
MITO!
Embora seja muito mais comum em mulheres, os homens também podem desenvolver câncer de mama. Por isso, qualquer alteração suspeita na região peitoral deve ser investigada, independentemente do sexo.
7. Câncer sempre causa dor
MITO!
Nem todos os tipos de câncer causam dor, especialmente nos estágios iniciais. Muitos tipos de câncer podem ser assintomáticos no início, o que reforça a importância de exames regulares e check-ups médicos.
8. Apenas pessoas mais velhas desenvolvem câncer
MITO!
O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças e jovens. No entanto, a incidência da doença aumenta com a idade.
9. Câncer é hereditário
Parcialmente verdade.
Se vários membros da família tiveram o mesmo tipo de câncer em idades jovens, isso pode indicar um risco hereditário aumentado.
Mutações em genes específicos aumentam o risco de desenvolver determinados tipos de câncer, como mama, ovário, próstata e cólon. Exemplos incluem as síndromes BRCA1 e BRCA2, relacionadas ao câncer de mama e ovário, e a síndrome de Lynch, associada ao câncer de cólon.
Entretanto, ter um risco hereditário elevado não significa que a pessoa terá câncer. Diversos outros fatores influenciam no desenvolvimento da doença e um estilo de vida saudável pode reduzir esse risco. Apenas 5% a 10% de todos os casos de câncer são considerados hereditários, ou seja, resultam de mutações genéticas que são transmitidas de geração em geração dentro de uma família.
10. Câncer é vírus ou bactéria
MITO.
O câncer, com sua complexa natureza, não é causado por um único vírus ou bactéria. O desenvolvimento da doença envolve um processo multifatorial, onde diversos elementos se combinam e contribuem para o surgimento das células cancerígenas.
Nem toda infecção viral ou bacteriana leva ao câncer. A maioria das pessoas que contraem esses vírus ou bactérias não desenvolve a doença.
Existem diversos outros fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer, como envelhecimento, tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição à radiação e má alimentação.
Podcast D'Or em Doses
Assista ao podcast D’Or em Doses! Neste episódio, a Dra. Clarissa Baldotto, Oncologista Clínica e Diretora de Cuidado Integrado da Oncologia Rede D’Or, fala a respeito de mitos e verdades sobre o Câncer.




