Março Azul Marinho alerta para a importância da realização da colonoscopia

O mês de março é dedicado às ações de conscientização sobre o câncer de intestino ou colorretal, o segundo câncer mais incidente no Brasil, tanto entre homens quanto em mulheres, atrás apenas do câncer de próstata e de mama feminina, respectivamente, segundo estimativa 2023-2025 do Instituto Nacional do Câncer (INCA). E hoje, dia 27, é o dia mundial de combate a essa doença que abrange os tumores que se iniciam no cólon, reto e ânus.

A notícia positiva é que o câncer colorretal é tratável e pode ser evitado. Porém, a colonoscopia é um exame ainda pouco realizado no Brasil, e é extremamente importante para o rastreamento da doença.  O exame deve ser feito em todos os indivíduos, homens e mulheres, a partir dos 45 anos, pois diagnosticar precocemente é essencial para cura.

Segundo o INCA, a cada ano serão diagnosticados cerca de 46 mil casos novos  tumores desse tipo, correspondendo a cerca de 10% do total de tumores a serem diagnosticados no Brasil, excluindo câncer de pele não melanoma. Em relação à mortalidade, o dado mais recente é de 2020, quando 20.245 pessoas morreram pela doença, sendo 9.889 homens e 10.356 mulheres.

Prestar atenção nos sintomas também é essencial, pois o câncer colorretal pode apresentar alterações do hábito intestinal, sangue nas fezes, dor abdominal e anemia nos exames de sangue, mas ele também pode ser assintomático. A maior incidência ocorre a partir dos 45 a 50 anos. A doença acomete homens e mulheres. Algumas pessoas que possuem herança familiar genética podem ter o risco aumentado.

Para a prevenção da doença, reforçamos a alimentação saudável, atividade física regular, evitar bebidas alcoólicas e cigarro e diminuir a ingestão de carne vermelha.

Se o câncer colorretal for detectado, o tratamento pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia, anticorpos e até imunoterapia.

Aqui na Oncologia D’Or dispomos de tudo o que tem de mais recente e tecnológico para diagnóstico e tratamento. O câncer colorretal é muito frequente e temos a colonoscopia, exame muito eficaz para preveni-lo. No entanto, muitas pessoas não fazem por falta de informação. O Março Azul Marinho é muito importante para conscientizarmos todos da importância desse exame, que pode salvar vidas.

Dra. Marcela Crossara – oncologista clínica da Oncolodia D’Or

Esse texto teve a colaboração da Dra. Marcela Crosara-  oncologista clínica da Oncologia D’Or do Distrito Federal.

Compartilhe este artigo