Novembro Azul Rede D’Or São Luiz

Tá parado no tempo? A campanha deste ano convida os homens a cuidarem da sua saúde como um todo

Assim como outubro rosa, novembro azul já se tornou uma campanha mundialmente conhecida que busca chamar a atenção para a detecção precoce do câncer de próstata e de outras doenças comuns nos homens. Este ano a Rede D’Or São Luiz, entendendo que os homens se afastaram ainda mais dos cuidados preventivos por conta da pandemia de covid 19, lançou a campanha “Tá parado no Tempo?” e faz um convite para que os homens cuidem de sua saúde como um todo.

Objetivo da campanha é mostrar que velhos hábitos masculinos, como o de não procurar médicos para exames de rotina, precisam cair por terra. Pesquisas apontam que 34% dos homens não costumam usar os serviços de saúde e 69% dos infartos acontecem em homens. Estes números sugerem que os homens só buscam ajuda quando já apresentam sintomas. Desta forma, problemas graves, como hipertensão, obesidade, diabetes, glaucoma e certos tipos de câncer, são diagnosticados apenas em fases mais avançadas, o que pode comprometer as chances de plena recuperação.

Falando especificamente do desenvolvimento de tumores, uma boa parte dos casos diagnosticados hoje poderia ser evitada com hábitos mais saudáveis. Além disso, as vacinas contra Hepatite B e HPV, que já constam do calendário do Ministério da Saúde, garantem a proteção contra vários tumores, também no homem. Para aqueles com mais de 40 anos é fundamental estar atento aos sinais e sintomas do câncer colorretal. E mesmo na ausência de qualquer sintoma, o rastreamento desses tumores está recomendado a partir dos 45 anos. Já para quem tem familiares com câncer de próstata, é indicado o acompanhamento por um urologista, buscando detectar a eventual doença em fase inicial.

Incentivando os homens a cuidar da própria saúde, as rede sociais da Rede D’Or São Luiz e Oncologia D’Or foram abastecidas com vários conteúdos voltados para prevenção e diagnóstico das principais doenças que atingem os homens brasileiros. Além disso, no dia 17 de novembro, o oncologista clínico da Oncologia D’Or, Vinicius Carrera, e o chefe do serviço de urologia do Hospital São Rafael, Frederico Mascarenhas, se juntaram para retirar as dúvidas dos seguidores do instagram da Oncologia D’Or sobre Câncer de Próstata.

Já no canal do youtube da Rede D’Or São Luiz foram reunidos médicos de diferentes especialidades para dar dicas sobre saúde geral do homem. No dia 24 de novembro, às 17 h, estiveram presentes Clarissa Baldotto, oncologista clínica, João Pantoja, pneumologista e Diretor do Hospital CopaStar, Flávio Cure, Cardiologista eCoordenador do Centro de Estudos Hospital CopaStar e Olga Souza, Diretora Nacional da Cardiologia da Rede D’Or. Aproveite que o conteúdo ainda está disponível no youtube:

Compartilhe este artigo