Tipos de vacina contra a COVID 19: o que temos aprovado para uso no Brasil

As vacinas contra a COVID-19 estão sendo desenvolvidas em uma velocidade sem precedentes. Os estudos buscam comprovar a eficácia e a segurança de diferentes tipo de vacina, desenvolvidas a partir de tecnologias que já existiam e de novas tecnologias, que representam inovações importantes para o futuro tratamento de várias doenças.

Apesar das diferentes abordagens, todas as vacinas têm por objetivo induzir a resposta imunológica do organismo, fazendo com que este produza defesas contra o vírus da COVID-19 (o SARS-CoV-2).

Vacinas contra o coronavírus no mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem por volta 200 vacinas contra a COVID-19 em estudo, sendo que mais de 60 destas já chegaram à fase de experimentação em humanos (estudos clínicos).

Atualmente, o desenvolvimento das vacinas se concentra em 4 diferentes tecnologias:

· Vacinas de vírus inativados (ou “mortos”) ou atenuados (“enfraquecidos”): métodos tradicionais, que utilizam o próprio vírus para estimular o corpo a produzir a resposta imunológica.

· Vacinas de Vetor Viral: utilizam outro vírus, que é geneticamente modificado para produzir proteínas virais no corpo e provocar uma resposta imunológica, sem causar a doença.

· Vacinas baseadas em proteínas: utilizam uma proteína do vírus ou uma parte dela, ou ainda proteínas que imitam algo da estrutura do vírus como seu revestimento externo, para assim provocar uma resposta imunológica no corpo.

· Vacinas de RNA e DNA: são vacinas que possuem RNA ou DNA geneticamente modificado do vírus para gerar uma proteína. Esta, ao entrar em contato com o organismo, é capaz de produzir resposta imunológica de forma segura.

Vacinas contra COVID-19 no Brasil

Em nosso país, foram autorizadas para uso emergencial lotes das vacinas Coronavac (vírus inativado) e Oxford/Astrazeneca (vetor viral). Veja os resultados dos estudos das vacinas até o momento:

Compartilhe este artigo