Neoplasias Hematológicas Pediátricas

O que são neoplasias hematológicas?

O termo “neoplasias” é o nome que os médicos e especialistas em saúde usam para designar o crescimento acelerado de algum tecido do corpo pela multiplicação de células, que pode ter caráter benigno ou maligno (câncer). No caso das neoplasias hematológicas, nos referimos a um conjunto de doenças, caracterizadas pela multiplicação de células do sangue, que pode afetar a medula óssea (local onde as células do sangue são produzidas), os gânglios linfáticos e qualquer outra parte do corpo. 

Existem diversos tipos de neoplasias hematológicas, sendo que cada um desses cânceres afeta o indivíduo de formas diferentes e possui tratamentos e abordagens que podem ser similares ou muito variadas. As neoplasias hematológicas podem se apresentar de forma mais localizada, caso dos linfomas, ou espalhadas, a exemplo das leucemias e do mieloma. 

 

Quais os sintomas das neoplasias hematológicas?

Como as neoplasias hematológicas atingem o corpo de formas diferentes e variadas, seus sintomas também costumam ser bastante diversos. Muitas vezes o paciente percebe o crescimento dos gânglios linfáticos e frequentemente é surpreendido por sintomas decorrente da interferência da doença na produção das células do sangue, como o cansaço e a fadiga, pela anemia, ou sangramentos espontâneos, devido à plaquetopenia. 

 

Como é o tratamento das neoplasias hematológicas?

Assim como os sintomas são variados, as neoplasias hematológicas também possuem tratamentos bastante específicos .

Em alguns casos, o transplante de medula óssea pode ser indicado como uma forma de tratar o paciente, enquanto outros tipos de câncer no sangue podem precisar, por exemplo, de quimioterapia ou de imunoterapia para serem tratados.

A Oncologia D’Or é referência no tratamento contra o câncer e está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará, Maranhão e Bahia.

Por mês, as mais de 40 clínicas da Oncologia D’Or realizam mais de 20.000 atendimentos para os pacientes que estão passando por câncer.