Câncer de Endométrio

O que é câncer de endométrio?

O endométrio é um tipo de tecido do corpo humano que está localizado no interior do útero. É ele que faz o revestimento desse órgão e que permite que uma célula fecundada fique presa a ele, resultando no crescimento do embrião que faz parte da gravidez. Quando uma mulher menstrua, ela libera no sangue eliminado parte do endométrio, que aumenta de tamanho a cada mês justamente para permitir essa conexão com uma célula possivelmente fecundada.

Quando há algo de errado no crescimento do endométrio, como um crescimento desordenado e acelerado em um grupo de células anormais, a paciente é diagnosticada com câncer no endométrio.

O câncer de endométrio é o tipo mais comum de câncer no corpo uterino, sendo que existem outras variedades que podem se originar na musculatura do órgão, ao invés de no endométrio. Dados do INCA, o Instituto Nacional do Câncer, estimam que mais de 6 mil mulheres foram diagnosticadas com câncer de corpo de útero no Brasil, em 2019.

 

Quais os sintomas de câncer de endométrio?

O endométrio diminui e aumenta de tamanho a cada mês, por conta do ciclo menstrual natural da mulher. É por isso que o espessamento de endométrio pode não ser câncer, necessariamente. O ideal é visitar o médico ginecologista caso apresente sintomas como:

  • dor pélvica;
  • perda de peso;
  • fadiga constante;
  • sangramento entre os ciclos menstruais;
  • sangramento vaginal acima da média e com maior intensidade durante o ciclo; e
  • sangramentos que acontecem em mulheres que já estão sem menstruar, ou seja, durante a menopausa.

 

Como é diagnosticado o câncer no endométrio?

O câncer de endométrio é diagnosticado por meio de uma série de exames diversos, como o ultrassom transvaginal. Caso alguma anormalidade seja detectada, são realizados exames como a histeroscopia, em que um instrumento médico com uma câmera na ponta é inserido no interior do útero da paciente para que o médico possa visualizar o que ocorre dentro do órgão.

Por fim, antes que o diagnóstico seja confirmado, são feitos exames adicionais, como a biópsia de útero.

 

Como é feito o tratamento de câncer de endométrio?

O câncer de endométrio pode ser tratado de diferentes formas, sendo que todas dependem do estadiamento da paciente e também da escolha do médico Oncologista. Pode ser indicada uma cirurgia, além de radioterapia e quimioterapia para conter a sua evolução.

A Oncologia D’Or está presente em mais de 40 clínicas espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Bahia.

O grupo Oncologia D’Or é especializado em oferecer atendimento médico de excelência e rapidez para pacientes oncológicos.