O que é Eletrococleografia?
Também conhecido por ECochG, é um exame de audiometria para avaliar a resposta elétrica dos neurônios presentes na região da cóclea e também do nervo auditivo, responsáveis pela audição.
Trata-se de um procedimento não invasivo, bastante rápido e indolor, que ajuda no diagnóstico de uma série de doenças que afetam a cóclea causando perda auditiva e vertigem.
Como é feita a Eletrococleografia?
Para a eletrococleografia, os ouvidos do paciente precisam estar livres de cera. Por isso, antes de realizar o exame é recomendado ao paciente verificar com o médico solicitante se é possível a lavagem interna da região.
Na eletrococleografia, o paciente deita-se em uma maca e eletrodos são posicionados na parte da frente de seu rosto e na região da testa. Em seguida, o médico insere em seu ouvido, cuidadosamente, pequenas sondas finas e flexíveis, que ficam conectadas a uma máquina que emite estímulos elétricos.
Conforme os nervos respondem a esses estímulos, sua atividade é captada pelos eletrodos posicionados no rosto do paciente.
A eletrococleografia leva cerca de 30 minutos para ser completada e o paciente deve evitar a entrada de água no ouvido por algumas horas após sua realização.
Para que serve a Eletrococleografia?
Com a eletrococleografia, o médico consegue entender melhor como está o funcionamento do ouvido interno do paciente. Assim, ele consegue diagnosticar e observar o avanço de doenças como a Doença de Meniére, além de neuropatias, lesões nos canais auditivos, dissincronias e perdas auditivas.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.