Câncer de Pele

O câncer de pele é um tumor maligno originado nas células da derme e epiderme, sendo o câncer mais frequente na população geral.

O que é câncer de pele?

O câncer de pele é um tumor maligno (neoplasia) originado nas células da derme e epiderme, sendo o câncer mais frequente na população geral. Em sua maioria, são tumores superficiais (não invasivos), com altas taxas de cura apenas com ressecção local da lesão.

Os principais tipos são: carcinoma espinocelular, carcinoma basocelular e o melanoma – este último sendo o tipo mais agressivo e com potencial invasivo, até mesmo de metástases.

Quais os fatores de risco do câncer de pele?

  • Histórico pessoal e/ou familiar para câncer de pele;
  • Pele clara;
  • Exposição solar e a radiação ultravioleta sem proteção;
  • Múltiplas pintas (nevos);
  • Doenças cutâneas crônicas, como por exemplo: xeroderma pigmentoso, epidermólise bolhosa, epidermodisplasia verrucosa;
  • Imunossupressão crônica;
  • Tabagismo.

Quais os sintomas do câncer de pele?

Os sintomas variam dependendo do tipo de câncer de pele, sendo os mais frequentes: verrugas de crescimento progressivo, sangramento e ulceração associados, dor local, dificuldade de cicatrização. O melanoma, subtipo mais agressivo, se distingue na medida em que apenas uma pinta escurecida pode ser o achado inicial. Diante disso, ressaltamos a importância do ABCDE das pintas – características que devem chamar atenção como sinais de alarme: Assimetria, Bordas irregulares, Cor escurecida, Diâmetro maior que 6 milímetros e Evolução como crescimento progressivo.

Como prevenir o câncer de pele?

A prevenção é a chave para reduzir o risco do câncer de pele. O uso de protetor solar (FPS mínimo de 30), evitar exposição excessiva ao sol (em especial entre os horários de 10h a 16h) e cessar tabagismo constituem as principais medidas de prevenção contra o câncer de pele. Além disso, se há histórico familiar desse tipo de câncer e se você possui múltiplas pintas, é necessário realizar acompanhamento dermatológico para avaliação e exame (dermatoscopia) periódicos, a fim de realizar detecção precoce se houver alguma alteração suspeita

Como é feito o tratamento de câncer de pele?

O tratamento para o câncer de pele depende do tipo e do estágio da doença. A cirurgia é o carro-chefe do tratamento, podendo variar desde uma ressecção simples e superficial, até uma cirurgia mais ampla com margens e necessidade de ressecção de gânglios (linfonodos) regionais. Outros tratamentos incluem radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e terapia fotodinâmica, dependendo caso a caso. É importante ressaltar que quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento, maior a chance de cura e menor a necessidade de tratamentos associados.

Sobre a Oncologia D’Or

Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.

Compartilhe este artigo

Nossos tratamentos

As clínicas integradas da Oncologia D’Or, um projeto pioneiro da Rede D’Or na saúde privada no País.
nossos tratamentos