Anorexia

O que é anorexia?

A anorexia, também chamada de anorexia nervosa, é um transtorno alimentar capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e se manter em um determinado padrão de beleza.

Quando um paciente possui anorexia, ele para de comer e não consegue ver que seu corpo, aos poucos, está definhando com a falta de nutrição adequada. O indivíduo anoréxico pode até mesmo deixar de sentir fome por completo.

Na anorexia, as costelas e os ossos das costas começam a ficar aparentes e a pessoa anoréxica passa a desenvolver doenças e condições complementares, como a alopecia, que é a queda de cabelo, causadas pela falta de nutrientes no corpo.

Mesmo com uma aparência clara de magreza excessiva, esse transtorno alimentar é capaz de fazer com que o indivíduo anoréxico se veja com sobrepeso e continue na busca pela magreza ideal. Muitos médicos indicam que a anorexia é, acima de tudo, um distúrbio de imagem corporal.

Além de não comer, a pessoa que tem anorexia pode acabar exagerando nos exercícios físicos e no uso de medicamentos laxantes e diuréticos, sempre com a intenção de perder peso.

Essa condição não é a única relacionada à autoimagem, sendo que a anorexia e a bulimia são duas doenças do tipo. Na bulimia, o paciente se alimenta e sente fome. Às vezes, ele come até mesmo mais do que o normalmente comeria, para depois vomita constantemente, até que o estômago esteja esvaziado.

Apesar de similares, a anorexia e bulimia possuem evoluções diferentes e uma pessoa com anorexia também pode ter a bulimia.

Quais são os sintomas de anorexia?

Entre os principais sintomas de anorexia, podemos destacar:

– Perda excessiva do peso;
– Emagrecimento que acontece abruptamente;
– Ansiedade em relação às calorias presentes nos alimentos;
– Quantidade de atividade física exagerada;
– Comentários depreciativos sobre o próprio corpo;
– Depressão;
– Pele e lábios constantemente secos;
– Lanugo (pelos finos e alongados que crescem em certas partes do corpo);
– Cansaço e fadiga constantes;
– Falta de menstruação (para mulheres);
– Disfunção erétil e diminuição da libido (nos homens)
– Desmaios;
– Tontura;
– Pressão arterial baixa e
– Isolamento social.

 

Como é o tratamento da anorexia?

O tratamento da anorexia é feito por meio de medicamentos que ajudam, por exemplo, na diminuição da ansiedade, sendo que o acompanhamento psicológico é essencial para que a doença não volte a afligir o paciente.

A reintrodução de alimentos na dieta do paciente deve ser gradativa, para evitar danos a outras regiões do corpo. Quanto mais cedo a anorexia for detectada, melhores são as chances de recuperação do paciente, porque a falta de uma alimentação adequada pode acarretar em problemas de saúde diversos.

A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, preparados para oferecer o melhor da assistência médica disponível na atualidade.

Os especialistas da Rede D’Or São Luiz estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão. Pernambuco e Sergipe. Marque sua consulta.