Endocrinologia

Endocrinologia

A endocrinologia é a especialidade médica que cuida das glândulas do corpo humano. Essas glândulas são as grandes responsáveis por produzir e secretar os hormônios que auxiliam o metabolismo, o desenvolvimento e crescimento do corpo e a reprodução humana.

MARCAR CONSULTA

O que é endocrinologia?

A endocrinologia é a especialidade médica que cuida das glândulas do corpo humano. Essas glândulas são as grandes responsáveis por produzir e secretar os hormônios que auxiliam o metabolismo, o desenvolvimento e crescimento do corpo e a reprodução humana.

Ela pode ainda receber o nome do endocrinologia e metabologia, porque aborda amplamente o metabolismo. O metabolismo é o conjunto de ações que acontecem dentro do corpo humano, com a finalidade de liberar energia, para permitir que o indivíduo realize suas atividades diárias. Quando há algum tipo de problema de produção de hormônios, o metabolismo pode ser afetado e o paciente pode apresentar sintomas como fadiga constante, entre outros. Para descobrir as causas desse cansaço e tratá-lo, pode-se consultar um médico especializado em endocrinologia e metabologia.

As glândulas que podem ser estudadas e avaliadas por um médico endocrinologista incluem, por exemplo, a tireóide, os ovários, os testículos, o pâncreas, as suprarrenais, a hipófise e o hipotálamo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, um médico com essa especialidade pode tratar de condições como a menopausa e a andropausa, realizando as devidas reposições hormonais para aliviar o desconforto causado nessas condições físicas, a diabetes, a osteoporose, os problemas de crescimento excessivo ou deficiente, os distúrbios menstruais e a doença da hipófise e da tireóide, entre outros quadros clínicos.

Os endocrinologistas também tratam da obesidade realizando recomendações médicas e investigações que auxiliam o paciente na perda de peso, para evitar as doenças que advém do excesso de peso. Alguns pacientes podem requerer cirurgia bariátrica, que pode ser indicada pelo endocrinologista. Além disso, em uma consulta com médico endocrinologista, o paciente costuma aprender sobre boas práticas de saúde, como a alimentação saudável e a realização de esportes, que auxiliam na obtenção de uma melhor qualidade de vida e na prevenção de doenças.

Quando os pacientes de endocrinologia são crianças e adolescentes que necessitam de tratamento médico, a especialidade passa a ganhar o nome de endocrinologia pediátrica. Aliando conhecimentos da pediatria com os da endocrinologia, esses especialistas trabalham no diagnóstico precoce de condições médicas que podem atrapalhar e dificultar o crescimento e desenvolvimento do corpo.

Para realizar as investigações médicas necessárias para um diagnóstico, os endocrinologistas fazem uso dos exames de sangue e de testes como o de curva glicêmica, que auxilia a diagnosticar condições médicas como o diabetes.
A Rede D’Or São Luiz tem unidades espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia. Além de hospitais e prontos-socorros, a rede médica conta com clínicas de endocrinologia, especializadas em oferecer tratamento para pacientes que necessitem do auxílio dessa especialidade médica.

As unidades médicas da Rede D’Or São Luiz seguem protocolos de qualidade internacionais, que garantem excelência e qualidade no tratamento médico.

Caso o paciente necessite de cirurgia bariátrica, a Rede D’Or São Luiz conta com a inovação máxima da cirurgia robótica, com 10 robôs espalhados por 9 hospitais diferentes. Esse tipo de tratamento é menos invasivo que uma cirurgia tradicional e costuma oferecer um tempo de recuperação menor, com menos riscos de infecção e hemorragia. A Rede D’Or São Luiz realizou mais de 4 mil cirurgias robóticas em 3 anos.