Fisiatria

Fisiatria

A fisiatria é uma especialidade médica que trata de doenças variadas, que são capazes de causar algum tipo de incapacidade, limitação física ou a perda de alguma habilidade em um determinado paciente.

Marcar Consulta

O que é fisiatria?

A fisiatria é uma especialidade médica que trata de doenças variadas, que são capazes de causar algum tipo de incapacidade, limitação física ou a perda de alguma habilidade em um determinado paciente.

A fisiatria atua em um campo largo de atividades, sendo que ela pode tratar de pessoas com condições como dor nas costas e enxaqueca crônica, que podem impedir o paciente de realizar atividades cotidianas quando a dor está em um pico, até as sequelas permanentes, como aquelas que são causadas por um derrame cerebral, por exemplo.

Um médico especializado na fisiatria é capaz de receitar tratamentos em diferentes abordagens, que vão de medicamentos, sessões de fisioterapia, tratamento com uso de calor ou de frio, bloqueios neuromusculares e infiltrações que podem ser feitas com diferentes medicamentos diretamente em uma determinada área do corpo. Fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e até nutricionistas podem trabalhar junto com a fisiatria para devolver ao paciente sua independência e qualidade de vida.

A fisiatria não realiza tratamentos ou intervenções cirúrgicas.

A fisiatria trabalha para dar ao paciente meios e recursos nos quais ele possa se recuperar totalmente ou, ao menos, recuperar parte de seus movimentos. Por conta desse caráter voltado totalmente à recuperação, a fisiatria também pode ser designada como Medicina Física e de Reabilitação.

Algumas condições tratadas por essa especialidade médica podem incluir a paralisia cerebral, a hérnia de disco, a osteoartrose, a fascite plantar, a fibromialgia, a lesão medular, o AVC, a disfunção da ATM, a síndrome do túnel do carpo, a bursite, a tendinite, as síndromes miofasciais, as amputações e as dores neuropáticas.

A fisiatria também é capaz de auxiliar idosos que estão se recuperando de fraturas e pessoas que estão realizando tratamento oncológico, além de auxiliar atletas e esportistas a conquistarem uma recuperação física mais rápida.

Para chegar a um diagnóstico preciso e correto, o médico da fisiatria também pode prescrever exames e testes diversos.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais, clínicas de fisiatria e instituições médicas variadas espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia.