Imunologia

Imunologia

A imunologia é o ramo da Medicina que busca estudar o sistema imunológico e as condições que podem afetá-lo.

Marcar Consulta

O que é imunologia?

A imunologia é o ramo da Medicina que busca estudar o sistema imunológico e as condições que podem afetá-lo.

O sistema imunológico é composto por células como os linfócitos, leucócitos e fagócitos, que fazem parte da defesa do corpo contra vírus, bactérias, fungos e outros possíveis invasores do organismo.

Um médico especializado em imunologia também realiza o estudo de vacinas e medicações que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, realizando a prevenção de condições médicas como a catapora, a caxumba, a rubéola e até a tuberculose.

Muitas vezes, as alergias e sintomas como tosse, coceira e inchaços que as pessoas sentem são resultado de uma ação exagerada do próprio sistema imunológico. Como esse é o objeto de estudo da imunologia, muitas vezes é possível encontrar essa especialidade médica com o nome de alergia e imunologia.

Essa especialidade médica também pode ser chamada de imunologia clínica.

A imunologia pode tratar condições como a imunodeficiência primária, a rinite, a sinusite, a asma, a urticária, a conjuntivite e as alergias alimentares e medicamentosas.

Para chegar a um diagnóstico, os médicos da também chamada de imunologia clínica fazem testes como exames de sangue, o teste cutâneo e os testes de broncoevaporação, que ajudam a determinar que tipo de alergia o paciente possui.

A Rede D’Or São Luiz existe desde 1977 e possui hospitais, clínicas e instituições médicas espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.

Ao todo, 87 mil médicos fazem parte da Rede D’Or São Luiz. O grupo realizou mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência no ano passado.