Reumatologia

Reumatologia

A reumatologia é a área da Medicina responsável por estudar, avaliar, diagnosticar e tratar qualquer tipo de doença ou condição que possa afetar o tecido conjuntivo do corpo humano.

MARCAR CONSULTA

O que é reumatologia?

A reumatologia é a área da Medicina responsável por estudar, avaliar, diagnosticar e tratar qualquer tipo de doença ou condição que possa afetar o tecido conjuntivo do corpo humano.

Esse tecido está espalhado por diversas partes do organismo, como pele, ossos, articulações, músculos, cartilagens, ligamentos, coração e até rins. Em cada um desses lugares, o tecido conjuntivo pode ter funções diferentes, que vão desde a sustentação e a proteção do esqueleto até a nutrição do corpo.

Por conta disso, a reumatologia é considerada uma área bastante abrangente e diversa, que pode tratar de condições como a lombalgia, a osteoporose, a artrite, a osteoartrite, o lúpus, a fibromialgia, a esclerose sistêmica, a gota, a tendinite e as doenças reumáticas.

Muitas vezes associadas ao envelhecimento, as doenças da reumatologia podem acometer pessoas de todas as idades e é por isso que é importante realizar um acompanhamento médico com a especialidade da reumatologia.

Alguns dos sintomas das doenças reumáticas incluem dificuldade para se movimentar ou rigidez nas articulações ao acordar, diminuição da flexibilidade da coluna, dificuldade para realizar tarefas básicas como escovar os dentes e pentear o cabelo e problemas nas articulações que podem englobar dor, inchaço e até mesmo calor.

Para realizar um diagnóstico preciso dessas condições, é preciso ir a um médico especializado em reumatologia, em uma clínica de reumatologia. Normalmente, esses locais possuem todos os equipamentos necessários para fornecer suporte ao médico na hora do diagnóstico, por meio de exames como a eletroneuromiografia, a ultrassonografia articular, o fator reumático e a polissonografia para investigação de fibromialgia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem mais de 120 doenças reumáticas catalogadas.

Além de tratamentos feitos com o uso de medicamentos, os médicos da reumatologia podem indicar a realização de acompanhamentos com fisioterapeutas e até com técnicas como pilates, rpg e acupuntura.

A Rede D’Or São Luiz é uma rede de clínicas, hospitais e instituições médicas que existe desde 1977 e está espalhada pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia.
Fazem parte da rede institutos de reumatologia com médicos especializados e padrões de qualidade elevados.