Monitor de Eventos Sintomáticos 14 Dias (Looper)

Neste exame, o paciente fica conectado durante 14 dias a um pequeno dispositivo portátil para detectar e registrar os sinais elétricos emitidos pelo coração.

O que é Monitor de Eventos Sintomáticos 14 Dias (Looper)?

O Looper é um exame similar ao Holter. Nele, o paciente fica conectado durante 14 dias a um pequeno dispositivo portátil para detectar e registrar os sinais elétricos emitidos pelo coração.

A principal diferença entre o eletrocardiograma, o Holter e o Looper é que o Monitor de Eventos Sintomáticos 14 Dias (Looper) fica conectado por um período mais longo, permitindo avaliar o comportamento do coração de maneira generalizada.

Além da gravação periódica, é possível utilizar o Looper para sintomas específicos,  como taquicardia, falta de ar ou sensação de desmaio. Nestes casos, basta apertar o botão do Looper para que ele grave os sinais elétricos específicos emitidos pelo coração. Assim, é possível correlacionar a atividade cardíaca com a atividade que o indivíduo realiza em dado momento e entender melhor o funcionamento do coração.

 

Como é feito o exame Monitor de Eventos Sintomáticos 14 Dias (Looper)?

Os eletrodos são implantados no tórax e conectado ao dispositivo Looper,  cuja função é medir sinais elétricos do coração.

O Looper, ou monitor de eventos externos, é pequeno e portátil, e o paciente fica conectado a ele enquanto realiza suas atividades cotidianas, inclusive enquanto trabalha e dorme.  O único momento em que deve ser retirado é para o banho.

Como esse é o Monitor de Eventos Sintomáticos 14 Dias (Looper), o paciente fica conectado por duas semanas ou mais.

 

Para que serve o Exame Monitor de Eventos Sintomáticos 14 Dias (Looper)?

O Exame Monitor de Eventos Sintomáticos 14 Dias (Looper) captura a atividade elétrica do coração por longos períodos de tempo e também momentos críticos, quando realmente há sintomas específicos, como estar prestes a desmaiar ou ter um mal estar, por isso ele é chamado de Monitor de Eventos Sintomáticos.

Os sinais elétricos captados exatamente quando o paciente aperta o botão são usados para avaliar o bom funcionamento do órgão, permitindo detectar, por exemplo, arritmias raras, que não aconteceria durante o curto período de duração de um eletrocardiograma, e que levaria a sintomas como desmaio, por exemplo.

Já os sinais elétricos captados no restante de tempo da duração do Monitor de Eventos Sintomáticos 14 Dias (Looper) complementam o diagnóstico.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.