Cardiologia

Cardiologia

Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo, incluindo bebês.

Cardiologia no Hospital Assunção

Cuidar do coração e de outros componentes do sistema circulatório. Esta é a função da Cardiologia, uma especialidade médica que nas unidades da Rede D’Or São Luiz apresenta grandes diferenciais. Seja na prevenção ou no tratamento de doenças cardíacas, o serviço dispõe de equipes altamente qualificadas, infraestrutura de ponta e equipamentos de última tecnologia. Toda a assistência é integrada e acompanhada por rigorosos protocolos e indicadores de qualidade, garantindo a excelência do cuidado.
O Hospital Assunção é referência em Cardiologia em São Bernardo do Campo por seu atendimento especializado em dor torácica, na unidade de emergência. Além disso, está apto à realização de procedimentos Clínicos e Cirúrgicos de alta complexidade e acompanhamento assistencial em moderna unidade de cuidado cardiológico intensivo.
Reúne toda a expertise dos melhores cardiologistas de São Bernardo do Campo, com as inovações tecnológicas. Oferece medicina diagnóstica para as diferentes especialidades cardiológicas, com a disponibilidade de consultas médicas e realização de exames de imagem e laboratoriais.

O que é Cardiologia?

Voltada para o estudo, prevenção e tratamento das doenças do coração, a Cardiologia trata de doenças como Insuficiência Cardíaca, Miocardite, Arritmias, entre outras que atingem milhares de pessoas no mundo todo, incluindo bebês. As patologias podem surgir nas primeiras semanas de vida ou se desenvolverem com o tempo.

Os hospitais da Rede D’Or São Luiz estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia e Paraná. Juntos, formam a Cardiologia D’Or, maior rede de clínica de cardiologia, hospital de cardiologia e cuidado de emergência cardiovascular do Brasil.

 

A Cardiologia na Rede D’Or São Luiz

A Cardiologia da Rede D´Or São Luiz segue um modelo de gestão baseado no cuidado integrado ao paciente cardiológico, centrado na qualidade técnica e no tratamento humanizado e individualizado, utilizando protocolos de atendimento completamente alinhados com as principais diretrizes das sociedades americana e européia de cardiologia. Através desta sistematização, garantimos segurança e agilidade nos atendimentos assegurando que a qualidade assistencial seja obtida em todas as unidades, independentemente da cidade ou estado onde o atendimento é prestado. Esta excelência no atendimento só pode ser obtida com um árduo e contínuo trabalho com nosso foco em três vertentes: o cuidado com o indivíduo, a excelência da qualidade técnica do profissional médico e o emprego de tecnologia em medicina.

Assim sendo, os hospitais da rede apresentam unidades cardiovasculares específicas que propiciam um atendimento especializado desde a chegada do paciente ao pronto-socorro até o momento de sua alta hospitalar.

 

Responsáveis Médicos – Cardiologia D’Or

Dra Olga Souza Ferreira – Diretora Nacional Cardiologia D´Or

Dr Andre Feldman – Coordenador Regional SP Cardiologia D’Or

Dr Guilherme Arruda – Coordenador Regional SP Cardiologia D’Or

 

Emergências Hospitalares

As emergências dos hospitais da Rede D’Or São Luiz seguem o modelo de atendimento Smart Track que propicia um atendimento mais rápido e seguro priorizando a identificação precoce de casos críticos como, por exemplo, o infarto agudo do miocárdio, em que se busca um reduzido tempo para o diagnóstico e imediato tratamento. Além disso, a maioria dos hospitais conta com a presença de um cardiologista de plantão no pronto socorro, um diferencial que possibilita o olhar do especialista frente ao paciente com queixa cardiovascular. Além disso, nossos protocolos assistenciais estão completamente alinhados com as principais diretrizes das sociedades americana e européia de cardiologia estando padronizados em todas as unidades da rede. Tal condição propicia que o paciente tenha um mesmo padrão de excelência em seu atendimento independentemente da cidade ou estado em que o mesmo é atendido.

 

Unidade Cardio-Intensiva

Aliando equipamentos seguros e tecnologia de última geração a uma equipe de profissionais extremamente treinados e qualificados para lidar com diagnósticos de alta complexidade, a unidade concentra sua atenção tanto no tratamento do paciente e sua doença quanto no olhar humanizado centrado nas necessidades do indivíduo, pois sabemos que pacientes que necessitam de suporte de terapia intensiva estão fragilizados e precisam de cuidado e atenção especiais.

 

Cardiologia Intervencionista

A cardiologia evoluiu muito nos últimos anos e, da mesma forma, as unidades da rede acompanharam os avanços da medicina. No cenário atual, grande parte das cirurgias tradicionais realizadas em cardiologia, passaram a ser feitas através de procedimentos cada vez menos invasivos propiciando menor tempo de internação e mais rápida recuperação. A incorporação de novas técnicas proporciona melhor recuperação e em um menor intervalo de tempo. Desde cirurgia robótica, a laboratórios de hemodinâmica que funcionam 24/7 totalmente equipados, podemos oferecer os mais recentes tipos de tratamentos em seus diferentes níveis de complexidade.

 

Arritmologia

A  Rede D’Or São Luiz oferece atendimento especializado no diagnóstico de arritmias cardíacas e sincope e no tratamento de arritmias cardíacas com equipes altamente especializadas e estrutura hospitalar para realização de procedimentos como a ablação por cateter e implante de marcapassos.

 

Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapia

A área de cardiologia é muito ampla e pode demandar de diferentes tipos de exames para diagnósticos desde os mais simples até os mais complexos. Pensando na facilidade para o paciente as unidades contam com parques diagnósticos completos que permitem ao paciente realizar, num mesmo local, todos os exames solicitados por seu médico, facilitando a sua logística sem a necessidade de deslocamento para outras unidades.

Conheça os exames cardiológicos disponíveis nos hospitais da Rede D’Or São Luiz:

  • Eletrocardiograma
  • Holter 24 horas
  • Monitor de Eventos Externos (Looper)
  • Teste de Inclinação (Tilt Test)
  • Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (Mapa)
  • Teste de esforço em esteira ergométrica
  • Cintilografia de perfusão miocárdica
  • Ecocardiograma transtorácico e de Carótidas
  • Angio TC de Coronárias e escore de Cálcio
  • Ressonância Cardiaca
  • Cateterismo cardíaco

 

Saiba mais sobre Cardiologia

Fisiologia Cardíaca

A fisiologia cardíaca pode ser afetada por diferentes sistemas:

  • O primeiro é o muscular, ou seja, a parte que contrai e descontrai;
  • O segundo é o valvar, composto por válvulas que separam as cavidades cardíacas, fazendo com que o sangue circule;
  • O terceiro é o sistema automático de condução, que controla o ritmo cardíaco;
  • O quarto é o sistema de nutrição, que é constituído pelas artérias coronárias;
  • O quinto é o sistema nervoso, que é formado por milhões de células que ficam principalmente na entrada das veias pulmonares e cavas.

O calibre dos vasos, as válvulas e cavidades cardíacas, por exemplo, precisam estar funcionando corretamente, com precisão para garantir a circulação sanguínea de todo o organismo. Quando algo não vai bem, o corpo pode dar sinais de alerta, como dor no peito, falta de ar, tontura, desmaio, cansaço excessivo, entre outros.

 

Doenças cardiológicas mais comuns

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia lista algumas das doenças cardiovasculares mais comuns da especialidade:

  • Endocardite: doença provocada pelo acometimento do endocárdio, membrana que reveste a parede interna do coração e as válvulas cardíacas;
  • Insuficiência Cardíaca: síndrome clínica caracterizada pela incapacidade do coração de atuar adequadamente como bomba, comprometendo o funcionamento do organismo;
  • Miocardite: inflamação do músculo do coração, proveniente, em geral, de um quadro viral, que pode levar a insuficiência cardíaca e arritmias;
  • Arritmia: alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração, fazendo com que sejam mais lentas ou mais rápidas do que o normal;
  • Doença Aterosclerótica: causa de grande parte dos acidentes cardiovasculares, a aterosclerose caracteriza-se pela presença de placas de colesterol no interior de uma artéria.
  • Prolapso da válvula mitral: doença que leva a um espessamento dos tecidos presentes nas válvulas, o que pode levar a arritmias e insuficiência cardíaca.

Para cada patologia ou área envolvida da doença cardíaca pode haver um profissional especialista apto a ajudar no tratamento de casos crônicos e agudos, fazendo o acompanhamento e auxiliando na prevenção e recuperação do paciente. Entre algumas subespecialidades da Cardiologia, estão profissionais como o cardiointensivista, cardiologista pediátrico, hemodinamicista, cirurgião cardíaco, entre outros.