Atendimento Neonatal

A unidade Anália Franco tem um conceituado serviço de Neonatologia, referência na América Latina, realizado por uma equipe que trabalha em conjunto há mais de 20 anos, formada por fisioterapeutas, cardiologistas, neurologistas, ortopedistas, fonoaudiólogos, psicólogos e uma equipe de enfermagem constantemente reciclada. A mãe participa ativamente dos cuidados com o bebê, inclusive em pequenos serviços de enfermagem.

O Hospital agrega a capacitação das equipes multidisciplinares envolvidas na UTI à alta tecnologia dos equipamentos e a um trabalho de acompanhamento do desenvolvimento posterior dos bebês com problemas. O São Luiz realiza todos os serviços seguindo os padrões internacionais de qualidade, o que garante o alto nível de atendimento e melhor qualidade de vida para a criança e para a mãe.

Nos 22 leitos da UTI Neonatal da unidade Anália Franco, aparelhos modernos mantêm a temperatura e o completo monitoramento das crianças e garantem índices maiores de sobrevida aos prematuros. Entre as medidas adotadas aos cuidados do bebê, vale destacar a programação para manipulação mínima ao longo do dia, unindo horários de atendimento, como administração de medicamentos e trabalho da fisioterapia, por exemplo, para aumentar o tempo de descanso dos pequenos.

Dentro do conceito de humanizar o atendimento na Maternidade, foi criado o Banco de Leite, onde as mães cujos bebês estão internados podem extrair o leite e amamentar, mesmo sem ter contato com a criança. Na Unidade Semi-Intensiva, área de observação para os bebês que superaram uma fase crítica, as mães começam a treinar a amamentação e a dar banho antes da alta hospitalar.