Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM) e Maternidade Ativa

Como amamentar corretamente? Como segurar o bebê? Será que o leite materno é suficiente para alimentá-lo? Para responder a dúvidas como essas, foi criado em 1996 o Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM). A missão é simples: incentivar ao máximo a amamentação ainda na fase de internação das mães.

Para o caso específico de bebês de alto risco, o São Luiz criou um Banco de Leite Humano. O berçário também tem espaço de apoio, com maior conforto para as mães de prematuros. Na Unidade Semi-Intensiva, área de observação para os bebês que superaram a fase crítica, as mães treinam a amamentação e banham o nenê com orientação individual.

As mamães internadas na Maternidade São Luiz assistem ao curso com as dicas do GAAM via circuito interno de televisão, pelo Canal São Luiz. Dúvidas sobre o conteúdo do programa podem ser respondidas por telefone.

Horários das exibições dos programas: diariamente, durante todo o período, além dos horários prefixados: 11h, 14h, 17h, 17h15, 20h15.

(11) 3386-1330

Disque Bebê: Você poderá tirar dúvidas sobre os cuidados com seu filho ou agendar uma consulta sobre aleitamento materno.

Maternidade Ativa

O nascimento do bebê é um momento de muita alegria, mas de muita insegurança para os pais. De uma hora para outra, eles tem que se acostumar com a troca das fraldas, amamentação, entre outros cuidados com seu filho.

Com objetivo de ajudar nesse momento tão importante, o São Luiz promove o programa “Maternidade Ativa”, no qual o alojamento conjunto é incentivado e as mamães, ainda internadas, recebem toda a orientação do GAAM sobre os principais cuidados com os bebês, desde como vesti-los, trocar as fraldas, massagem e o banho, além dos problemas mais comuns do recém-nascido como cólica e icterícia.

As mamães internadas na Maternidade também contam com toda a orientação durante a amamentação, para que elas tenham a oportunidade de vivenciar estas experiências sob a supervisão cuidadosa de profissionais experientes. Além disso, a maternidade disponibiliza o Canal São Luiz (circuito interno de TV) com dicas sobre amamentação e as dúvidas sobre o conteúdo do programa podem ser respondidas imediatamente por telefone.