
Fisiatria Geral
A fisiatria é uma especialidade médica que trata de doenças variadas, que são capazes de causar algum tipo de incapacidade, limitação física ou a perda de alguma habilidade em um determinado paciente.
O que é fisiatria?
A fisiatria é uma especialidade médica que trata de doenças variadas, que são capazes de causar algum tipo de incapacidade, limitação física, dores crônicas, doenças neurológicas, musculoesqueléticas, oncológicas ou a perda de alguma habilidade em um determinado paciente.
Qual é a formação do fisiatra?
O fisiatra é formado em medicina e tem especialização no ramo físico e da reabilitação. O objetivo é aumentar a qualidade de vida, através de tratamento e prevenção de doenças que causam algum grau de limitação ao paciente, seja por patologias ortopédicas, sequelas por lesões neurológicas ou por dor crônica.
Portanto, não é absurdo dizer que além dos benefícios físicos, também há melhorias psicológicas e sociais para quem sofre com problemas limitadores, priorizando a integração psicossocial do paciente acometido por doenças que, muitas vezes, o prejudicam em vários âmbitos da vida.
Quais problemas o fisiatra pode tratar?
A fisiatria atua em um campo largo de atividades, sendo que ela pode tratar de pessoas com condições como dor nas costas e enxaqueca crônica, que podem impedir o paciente de realizar atividades cotidianas quando a dor está em um pico, até as sequelas permanentes, como aquelas que são causadas por um derrame cerebral, por exemplo.
O profissional também pode tratar de dores musculoesqueléticas, sequelas causadas por AVC, osteoporose, fraturas, hérnia de disco, bursites, paralisia cerebral e amputações. Em alguns casos, ele é capaz de cuidar de paralisias causadas por lesões, doenças reumatológicas, lesões esportivas e desgastes causados na terceira idade.
Além disso, indica-se a Medicina Física e Reabilitação para pacientes com incapacidades provocadas por doenças neurológicas, paralisias causadas por lesões, doenças reumatológicas, patologias relacionadas a trabalho, lesões esportivas e desgastes causados na terceira idade.
Quais exames o fisiatra pode pedir?
Para chegar a um diagnóstico preciso e correto, o médico da fisiatria também pode prescrever exames e testes diversos.
O próprio médico faz os exames. Primeiramente, o fisiatra faz o exame físico geral para avaliar possíveis problemas prévios, em que se avalia o sistema cardiovascular, respiratório, digestório, entre outros. A seguir, é feito o exame fisiátrico completo para verificar possíveis deformidades, desbalanços musculares e posturas viciosas.
Após, é feita a avaliação neurológica completa, para testar a força muscular, sensibilidade (tátil, vibratória e dor) e reflexos, com o objetivo de excluir possíveis lesões neurológicas que podem causar dores, além de avaliar as articulações.
Quais tratamentos a fisiatria pode recomendar?
Um médico especializado na fisiatria é capaz de receitar tratamentos em diferentes abordagens, que vão de medicamentos, sessões de fisioterapia, tratamento com uso de calor ou de frio, terapias por ondas de choque, bloqueios anestésicos, neuromusculares e infiltrações que podem ser feitas com diferentes medicamentos diretamente em uma determinada área do corpo. Fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e até nutricionistas podem trabalhar junto com a fisiatria para devolver ao paciente sua independência e qualidade de vida.
A fisiatria trabalha para dar ao paciente meios e recursos nos quais ele possa se recuperar totalmente ou, ao menos, recuperar parte de seus movimentos. Por conta desse caráter voltado totalmente à recuperação, a fisiatria também pode ser designada como Medicina Física e de Reabilitação.
Algumas condições tratadas por essa especialidade médica podem incluir a paralisia cerebral, a hérnia de disco, a osteoartrose, a fascite plantar, a fibromialgia, a lesão medular, o AVC, a disfunção da ATM, a síndrome do túnel do carpo, a bursite, a tendinite, as síndromes miofasciais, as amputações e as dores neuropáticas.
A fisiatria também é capaz de auxiliar idosos que estão se recuperando de fraturas e pessoas que estão realizando tratamento oncológico, além de auxiliar atletas e esportistas a conquistarem uma recuperação física mais rápida.