Criado em 1980 como a Clínica Gastroclínica, na Vila Adyanna, em São José dos Campos (SP), o viValle experimentou um crescimento exponencial ao longo das últimas quatro décadas. Desde 2011, o hospital faz parte da Rede D’Or, maior rede de saúde do Brasil.
Atualmente, o viValle oferece para a população de São José de Campos, em São Paulo, um Pronto-Socorro Adulto, Cardiológico e Obstétrico, UTI Adulto e Neonatal, Internação, Maternidade, Centro Médico com atendimento a mais de 30 diferentes especialidades médicas e um moderno Centro de Diagnósticos, Centro de Obesidade, Serviço de Hemodinâmica, Centro de Trauma especializado no atendimento ao paciente politraumatizado, além da Oncologia D’Or, por meio de uma infraestrutura que conta com equipamentos de alta tecnologia e uma equipe multidisciplinar qualificada.
Além disso, o viValle possui uma preocupação com a segurança do paciente, especialmente no que tange o uso da tecnologia, o que já gerou reconhecimentos importantes. Um deles foi o recebimento, em 2021, da certificação do Programa Closer to Zero em práticas clínicas na prevenção de casos de lesões por pressão, além disso, o Hospital viValle é membro como associado titular da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), instituição representativa de hospitais reconhecidos pela certificação de qualidade e segurança no atendimento hospitalar, que atua na expansão das melhorias alcançadas pelas instituições privadas para além da Saúde Suplementar.
Além disso, desde 2015, o viValle recebeu o título de Hospital Acreditado Internacional Diamante pela Qmentum International, sendo reconhecido por oferecer a mesma qualidade e segurança para seus pacientes, acompanhantes, colaboradores e profissionais que as melhores instituições de saúde do mundo.
Em 2022, o Hospital viValle recebe a Certificação Internacional Joint Commission (JCI) – o mais importante órgão certificador de qualidade de instituições de saúde no mundo. O viValle é o 15º hospital da Rede D’Or a ser acreditado pela JCI.
O Vale do Paraíba e região conta com um hospital de alto padrão e isso é fruto da dedicação dos nossos colaboradores.
Prestar atendimento médico-hospitalar de alta eficácia, com equipes qualificadas e motivadas, respeitando a ética e o indivíduo em seu contexto social.
Ser referência em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos, com base nos mais elevados padrões técnicos.
Competência, credibilidade, desenvolvimento, humanização, integridade e respeito.
1980 – Inauguração da Clínica Gastroclínica, na Vila Adyanna, em São José dos Campos (SP). A Gastroclínica tornou-se referência para toda a região do Vale do Paraíba na área de gastroenterologia.
1990 – Em meados da década de 1990, foi adquirido o terreno no bairro Urbanova, na mesma cidade, onde seria construído o Hospital Gastroclínica, cercado por uma área verde privilegiada.
2000 – Inauguração do Hospital Gastroclínica, com 35 leitos, sendo 29 de internação e seis de Hospital Dia/Pronto Atendimento. Com foco na especialidade de gastroenterologia, trouxe para a região um novo conceito hospitalar: moderno, equipado, humanizado e eficiente.
2002 – Inauguração do Centro de Obesidade, com a realização da primeira cirurgia bariátrica (redução de estômago) do Vale do Paraíba.
Inauguração da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital, com oito leitos, totalizando 43 leitos. A UTI do Hospital, concebida dentro do moderno conceito de atendimento intensivista e humanizado, contou com acomodações privativas, TV, horário estendido de visitas e apoio psicológico a pacientes e familiares.
2003 – A UTI do Hospital foi integrada ao Sistema Qualidade em Terapia Intensiva (QuaTI) como resultado de seu atendimento diferenciado.
2005 – Inauguração do Centro de Estudos, que no ano seguinte se tornaria o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), entidade sem fins lucrativos que promove a atualização do conhecimento científico e tecnológico dos profissionais da saúde na região.
2006 – A Instituição recebe o Certificado de Acreditação Hospitalar ONA – Organização Nacional de Acreditação – nível 2. O Hospital Gastroclínica torna-se um hospital geral e troca de nome, passando a se chamar Hospital viValle. Logo em seguida, inicia seu processo de expansão física e de atendimento, inaugurando o Serviço de Ortopedia e o Centro de Oncologia Clínica e Cirúrgica.
2007 – Início da implementação do Plano de Expansão, com arrojado projeto de crescimento da instituição. Mais de R$ 51 milhões foram investidos para obras de ampliação e aquisição de novos equipamentos.
2008 – O Ambulatório viValle muda de nome e passa a se chamar Centro Médico viValle, oferecendo consultas em várias especialidades.
2009 – Inauguração da recepção exclusiva para internação. Construção da nova área de conforto para colaboradores. Ampliação de áreas administrativas. Conclusão de obras de melhorias nas áreas de apoio do Pronto Atendimento e da UTI. Com essas obras, o Hospital viValle amplia em 30% o número de leitos de internação e Pronto Atendimento.
2011 – Reforma de 100 m² e ampliação de 40 m² do Pronto Atendimento, ampliando em 50% o número de leitos. Em dezembro, a Rede D’Or São Luiz, maior operadora independente de hospitais do Brasil, assumiu o controle acionário do Hospital viValle.
2012 – Inauguração do Serviço de Hemodinâmica, de mais oito leitos de internação, proporcionando mais agilidade na marcação e realização de cirurgias e da UTI II com oito novos leitos.
A URC – Diagnósticos Médicos passa a ser administrada pelo Hospital viValle, que agora oferece mais conforto e qualidade para seus pacientes que precisam de diagnósticos por imagem. A URC passa a oferecer também o atendimento humanizado e com excelência do Hospital viValle.
O Hospital viValle encerra o ano com o anúncio de projeto que prevê um crescimento na capacidade de operação de 300%, passando dos 4.500 m² para 14.000 m² de área.
2013 – Nova estrutura do Pronto Atendimento.
Início das obras do Plano de Expansão viValle.
2014 – Inauguração de mais 10 leitos de internação e uma nova sala cirúrgica equipada com alta tecnologia, obras que já fazem parte do projeto de ampliação.
2015 – O Hospital recebe o Certificado Internacional de Acreditação Canadense.
2016 – A ampliação do viValle é concluída e o novo Hospital é inaugurado. Um prédio quatro vezes maior, com o triplo da capacidade de atendimento, estrutura diferenciada, equipamentos de última geração, hotelaria de alto padrão e excelência reconhecida internacionalmente.
2017 – O Hospital viValle implanta a Comissão de Bioética Médica. O grupo, formado por profissionais de diversas áreas de atuação, estabelece condutas para nortear e amparar a ação de colaboradores e médicos, com base em disposições legais, práticas consolidadas, e consultas à Conselhos de Classes e outros órgãos reguladores.
O Pronto atendimento amplia sua capacidade de atendimento em 30%. E ainda em 2017, são inaugurados os serviços de Pronto Atendimento Cardiológico e o Centro de Trauma viValle, especializado no atendimento ao paciente politraumatizado.
2018 – O Hospital viValle renova a Certificação Internacional Canadense em agosto de 2018, confirmando o padrão de qualidade, com colaboradores de alto nível, aptos a oferecer serviços de saúde de qualidade.
2019 – Hospital viValle inaugura novo Centro Médico viValle. O novo espaço, localizado no Jardim Aquárius, oferece 22 consultórios e três salas exclusivas para exames de Eletrocardiograma (ECG), Ecocardiograma e Ergometria e uma área útil de 964m², quase três vezes maior do que o espaço anterior.
O Hospital viValle entrega um novo bloco de atendimento, concluindo mais um desdobramento do seu projeto de expansão que teve início em 2013. O Bloco C amplia a capacidade de atendimento cirúrgico e internação, oferecendo 26 novos leitos, sendo 13 para internação e 13 de Unidades de Tratamento Intensivo, e cinco novas salas cirúrgicas. Com as novas instalações, o viValle está preparado para o atendimento a 195 pacientes internados, sendo 59 leitos em UTI.
A maternidade viValle inicia suas atividades em abril de 2019. O Serviço oferece Pronto Atendimento Obstétrico, 20 apartamentos e 2 enfermarias, alojamento conjunto e uma unidade de Terapia Intensiva Neonatal, com 10 leitos destinados ao cuidado intensivo e humanizado. Serviços adicionais: testes do pezinho, curso de gestante e serviço de foto/filmagem.
2021 – Hospital ViValle é o primeiro no Brasil a receber a certificação do Programa Closer to Zero em práticas clínicas na prevenção de casos de lesões por pressão.
A certificação consiste em uma capacitação das equipes de enfermagem e visa fortalecer a cultura de segurança do paciente, contribuindo para o seu bem-estar e redução da incidência das lesões por pressão, com o fortalecimento de processos e sistemas que visem ações preventivas.
Desde 2015, o viValle tem o título de Hospital Acreditado Internacional Diamante pela Qmentum International, sendo reconhecido por oferecer a mesma qualidade e segurança para seus pacientes, acompanhantes, colaboradores e profissionais que as melhores instituições de saúde do mundo.
2022 – Hospital viValle recebe a Certificação Internacional Joint Commission (JCI) – o mais importante órgão certificador de qualidade de instituições de saúde no mundo. O viValle é o 15º hospital da Rede D’Or a ser acreditado pela JCI.
Para atender às exigências da JCI e estar no mesmo patamar de instituições que possuem um padrão internacional de assistência à saúde, o viValle passou por um rigoroso processo de avaliação que abrange mais de mil itens em todos os serviços, como atendimento, gestão, infraestrutura e qualificação profissional.