Leite de vaca: pode a partir de que idade?

A introdução do leite de vaca na dieta do bebê é um tema que gera muitas dúvidas entre os pais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Após essa fase, o leite materno deve continuar sendo oferecido até os dois anos ou mais, junto com outros alimentos.

Mas e o leite de vaca? A partir de que idade ele pode ser oferecido?

De acordo com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, do Ministério da Saúde, não é necessário – ou recomendado – substituir o leite materno pelo de vaca ou pela fórmula infantil. O leite de vaca e seus derivados, como queijos e coalhadas, podem ser utilizados como ingredientes em receitas feitas em casa, a partir dos 6 meses de idade do bebê.

“O leite materno é um alimento completo, não sendo necessário oferecer leite de vaca ou de outros animais ou fórmulas infantis para crianças que são amamentadas”, constata o Guia.

A recomendação é que o leite materno deve continuar a ser oferecido ao bebê até os 2 anos ou mais de idade. Os novos alimentos inseridos na dieta da criança devem complementar o leite materno, jamais substituí-lo.

Devo continuar amamentando, mesmo com o bebê almoçando e jantando?

O leite materno continua sendo o principal alimento do seu bebê, mesmo com outros alimentos inseridos na dieta. A partir dos seis meses de idade, se a criança continuar manifestando vontade de mamar, o leite materno pode e deve ser oferecido. Saiba que após essa idade a amamentação não substitui almoço e jantar, mas pode ser realizada entre as refeições.

Também não é necessário substituir ou complementar o leite materno com leite de vaca, fórmula infantil ou outras bebidas lácteas.

O que posso dar para o meu bebê após os seis meses?

A melhor opção é continuar com o leite materno e oferecer uma dieta diversificada, rica em frutas, legumes, verduras, cereais e proteínas.

O leite de vaca pode ser oferecido como ingrediente em receitas, como mingaus e papinhas, a partir dos seis meses do bebê.

Após os 12 meses, o leite de vaca integral pode ser oferecido como bebida, mas com moderação. A recomendação é de até 500 ml por dia.

Lembre-se que cada criança é diferente e que a introdução do leite de vaca deve ser feita de forma individualizada. Se você tiver dúvidas, converse com o pediatra do seu filho.

Encontre um especialista