Dicas para proteger os bebes das altas temperaturas do verão

O verão é considerado por muitos uma das melhores épocas do ano, já que coincide com as férias escolares e o período de festas populares. Mas as altas temperaturas exigem cuidados extras com os bebês. Nesta matéria, você conhecerá algumas dicas para ajudar a manter o seu bebê seguro e com a temperatura adequada durante os meses de verão.

Mantenha os bebês hidratados

Os bebês podem desidratar rapidamente. Por isso, é fundamental oferecer-lhes líquidos com frequência durante o verão. Se você estiver amamentando, o faça com mais frequência do que o normal nos dias mais quentes, especialmente para bebês menores de seis meses de idade, pois o leite materno é o único líquido permitido para seu consumo.

Para os bebês a partir dos seis meses de idade que já possuem uma dieta com outros alimentos, água ou fórmula com eletrólitos são boas opções de hidratação. É recomendável consultar o pediatra para saber as medidas corretas de água e outras bebidas.

Uma forma de garantir que seu bebê esteja bem hidratado é checar a quantidade de vezes que ele faz xixi, analisando o odor e a coloração da urina.

Use roupas leves e claras

Vista seu bebê com roupas leves e folgadas feitas de fibras naturais, como algodão. Evite roupas sintéticas, pois são tecidos que retêm o calor.

Dê preferência também para cores claras, que refletem a luz.

Evite o sol

Mantenha seu bebê fora do alcance da luz solar, especialmente durante as horas mais quentes do dia. Se você precisar sair, utilize um chapéu de abas largas e um protetor solar com FPS 30 ou superior para proteger a pele do bebê.

Deixe o ambiente da casa mais fresco

Para deixar a casa mais “fresquinha”, você pode usar ventiladores ou até mesmo o ar-condicionado. Nos dias mais quentes, você também pode dar um banho frio no seu bebê ou colocar uma compressa fria na testa. Ele vai adorar a sensação de “resfriamento”.

Fique atento aos sinais de superaquecimento

Fique atento aos sinais de superaquecimento em seu bebê, como sudorese, irritabilidade e letargia. Se você notar algum desses, leve-o para um lugar mais fresco e hidrate-o bem.

Nunca deixe seu bebê sozinho em um carro

Mesmo que seja por alguns minutos, nunca deixe seu bebê sozinho em um carro. As temperaturas dentro de um veículo podem subir rapidamente e atingir níveis muito altos, colocando seu bebê em risco real de morte.

Seguindo essas dicas, você manterá o seu bebê seguro durante o verão.

Encontre um especialista