Hospital Santa Luzia

SHLS 716, Conjunto E, Lote 05 - Asa Sul, Brasília-DFMapa
Horário de atendimento:

Sobre a Maternidade

A Maternidade Santa Luzia reabriu suas portas trazendo o pioneirismo do Hospital e seu forte compromisso com a população de Brasília. Com capacidade para realizar 400 partos por mês, o novo espaço alia tecnologia de ponta e corpo clínico multidisciplinar especializado com ambiente acolhedor para mãe, recém-nascido e familiares.

O moderno ambiente oferece 19 quartos privativos, quatro salas de parto, 10 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI-NEO) além de entrada individualizada para a Emergência de Ginecologia e Obstetrícia.

O projeto apresenta conceitos de hotelaria inovadores visando o conforto e a humanização de pacientes e familiares com alojamento conjunto das mães com seus bebês. Estão inclusos, kits individuais para o banho, higiene e troca de fraldas do bebê, além de amenities para a mãe, contudo, fica a critério da gestante trazer produtos de higiene de sua preferência.

Uma das principais inovações, o Espaço Nascer, possibilita à família acompanhar o parto e observar os primeiros minutos de vida do bebê.

Os apartamentos da Maternidade contam com mobiliário e iluminação especiais, diferentes daqueles de ambiente hospitalar.

Para quem valoriza a privacidade, o Hospital Santa Luzia oferece suítes com antessala para receber visitantes com conforto e exclusividade.

Visando a segurança dos nossos bebês e puérperas, o andar da Maternidade conta com um(a) Segurança fixo e todo transporte após descida da sala de parto intra-hospitalar é feito sempre acompanhado de 1 (um)  dos Pais e o(a) Segurança.

Contamos também com um cartório localizado no subsolo da maternidade, que funciona de segunda a sexta feira de 9h às 17h.

Emergência e entradas exclusivas

Os atendimentos de ginecologia/obstetrícia e a recepção para internações de parto da Maternidade do Hospital Santa Luzia têm entrada exclusiva, separada do Pronto Socorro Geral do Hospital. Também são oferecidos leitos de observação específicos para gestantes que necessitam de monitoramento pré-parto por equipe médica-assistencial e capacitada a realizar procedimentos de urgência ou oferecer suporte até a chegada do médico.

Contamos com uma Técnica em Enfermagem exclusiva para auxiliar na amamentação nesses primeiros momentos ainda no centro obstétrico.

Ao finalizar o parto (normal ou cesárea) mãe e bebê são levados para a sala de recuperação obstétrica onde ficam sob cuidados da equipe de enfermagem e anestesista até encaminhamento para a maternidade.

Salas de Parto

São quatro modernas salas equipadas para realizar partos normais ou cesárias com a máxima segurança. A sala de parto normal  possui bola, banqueta, cadeira cavalinho, cadeira de parto e todo o suporte necessário para facilitar este momento respeitando a vontade da família, com acompanhamento médico-assistencial para mãe e bebê.

Após o parto, os bebês que nascem com bom estado geral fazem o primeiro contato pele a pele com a mãe (golden hour),  são examinados ainda na sala de parto pelo neonatologista e são feitas as medidas antropométricas, permanecendo assim junto da mãe, o que é fundamental para a formação de vínculo já nos momentos iniciais de vida do bebê.

Especialidades

UTI Neonatal

O Centro Obstétrico conta com uma unidade de atendimento de alto risco para até 3 (três) bebês simultâneos. Sendo uma maternidade de referência recebemos bebês prematuros extremos ou com as mais diferentes patologias.

A UTI Neonatal é destinada aos bebês que necessitam de cuidado especial logo após o nascimento, como incubadoras e ventiladores mecânicos específicos para prematuros e leitos projetados para realizar procedimentos cirúrgicos in loco. Também é oferecida monitorização de sinais vitais com central em rede, monitorização completa incluindo neurológica (aEEG) para os RNs com risco, além de monitorização da saturação visceral e de sistema nervoso (NIRS). Conta ainda com completa rede de apoio diagnóstico e clínico envolvendo exames de imagem, laboratorial e especialidades médicas.

O serviço de neonatologia proporciona ainda o acompanhamento contínuo dos pais com todo o suporte para favorecer a aproximação e a formação de vínculo com os filhos. Durante a internação do bebê, profissionais de psicologia oferecem atendimento individualizado às famílias, conduzem reuniões para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas, além do preparo e orientações para a alta hospitalar juntamente com a equipe multidisciplinar (Neonatologista, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionista, Farmacêutico, Terapia ocupacional).

Serviços

Plano maternidade

Pensando em conforto e comodidade, o Santa Luzia oferece pacotes de serviços de hotelaria diferenciados, clique aqui para visualizar os pacotes.

Para adquirir algum dos pacotes de serviços ou saber mais informações, entre em contato com o setor de Internação através do telefone (61) 9 9841-2630.

Lista do que levar para a maternidade/enxoval do bebê

O Hospital Santa Luzia teve o carinho de elaborar uma listinha para ajudá-la a não se esquecer de nada na hora de preparar a malinha do bebê para levar para a maternidade.

Para as mamães:

Cartão de gestante;
3 camisolas confortáveis ou pijamas de fácil manejo para amamentação;
1 hobby ou penhoar;
2 sutiãs de amamentação;
1 par de chinelos para o banho;
1 par de chinelos confortáveis para o uso diário;
5 calcinhas cintura alta para não machucar o local do curativo, caso tenha feito cesárea;
1 cinta elástica pós parto (verificar com o obstetra se ele recomenda);
1 roupa para a alta do dia hospitalar;
Produtos de higiene pessoal (absorvente noturno, shampoo, condicionador, escova de dente, creme dental, sabonete, desodorante, cotonetes, pente e concha para seios conforme orientação do obstetra).

Para os bebês:

6 macacões de algodão;
6 bodys com calça;
1 manta de malha ou de linha;
1 cobertor;
3 pares de luvas bem macias;
4 pares de meia;
Sugerimos montar 6 trocas de roupa completas em um “saquinho” com os dias identificados;
3 pares de sapatinho de malha;
6 fraldas de tecido para amamentação;
3 toucas;
2 casaquinhos;
1 toalha de banho;
Roupa para a alta hospitalar;
Estojo de pente e escova para o recém-nascido.

Cursos e Programas

Curso Preparatório para Pais

O Hospital Santa Luzia oferece gratuitamente o Curso preparatório para Pais, que se dirige às gestantes e acompanhantes a partir da 30ª semana de idade gestacional.

As interessadas devem garantir participação através de inscrições, que podem ser feitas via formulário do 1º ao 5º dia útil de cada mês.

O Curso é ministrados por obstetras, neonatologistas, anestesistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogas, fisioterapeutas, pediatras e enfermeiros.

As participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre gestação, parto, puerpério e trocar experiências.

Após o período de inscrição, nossa equipe entrará em contato via e-mail para confirmação.

Venha participar! Estaremos esperando por você!

Clique aqui e faça sua inscrição.

Localização

SHLS 716, Conjunto E, Lote 05 - Asa Sul, Brasília-DFMapa