Agosto Branco – Mês sobre conscientização e prevenção do câncer de pulmão

A melhor estratégia para minimizar o impacto dessa doença no Brasil e no mundo é a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

O mês de agosto tem por objetivo despertar nossa consciência acerca do câncer de pulmão e a importância de sua prevenção. Essa campanha se faz necessária uma vez que no Brasil, o câncer de pulmão é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens e o quarto entre as mulheres. Silencioso, porém, agressivo, desde 1985 ele ocupa a primeira colocação em relação a mortalidade por câncer no mundo.

O cigarro é, de longe, o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco, destacando-se hoje em dia uso cada vez mais abusivo do cigarro eletrônico. Os fumantes possuem cerca de 20 vezes mais risco do desenvolvimento da doença.

O diagnóstico é desafiador, porém, possível de ser enfrentado com sucesso, sobretudo se houver diagnóstico precoce. Existe hoje em dia o que chamamos de rastreio para câncer de pulmão, ou seja, a detecção do tumor em fase inicial para, assim, possibilitar maior chance de sucesso no tratamento.

De acordo com recomendações da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos, a detecção pode ser feita anualmente, através de tomografia computadorizada em baixas doses às pessoas de 50 a 80 anos de idade com alto risco de câncer de pulmão (fumantes ou ex-fumantes há menos de 15 anos, e que fumaram por 20 anos ou mais).

Uma vez feito o diagnóstico, é necessário seguir para o tratamento, que, requer um planejamento individualizado com múltiplas variáveis a serem consideradas. Na atualidade, melhor eficácia e maior segurança são os pilares do desenvolvimento no tratamento do câncer de pulmão. Além da cirurgia, quimioterapia e radioterapia, é possível contar com as terapias-alvo e a imunoterapia, que trouxeram grande avanço nesse cenário.

Como vimos, a jornada do paciente diagnosticado com câncer de pulmão é árdua. Portanto fica claro que a melhor estratégia para minimizar o impacto dessa doença no Brasil e no mundo é a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Por Fernanda Frozoni Antonacio – Oncologista Clínica – CRM 168141

Serviço:

A prevenção, porém, ainda é a melhor medida para evitar o câncer de pulmão. Para tanto, é preciso manter a consulta em dia, pelo menos uma vez ao ano ou a qualquer sinal de alerta para um exame completo.  Esses cuidados simples diminuem os riscos do desenvolvimento da doença e prolongam a sua vida.

Na Oncologia D’Or você pode agendar a sua consulta através da central de marcação no número 3003-6424, pela Linha Verde ou buscar por um especialista aqui no site.

Se esse conteúdo fez sentido para você, o compartilhe nas redes sociais e mostre para os seus amigos e familiares a importância de se informar sobre o câncer de pulmão!

Compartilhe este artigo