Você está em Oncologia D`Or
Você está em Oncologia D`Or

O que é mielograma no diagnóstico de câncer?

O mielograma é um exame que possibilita a análise da medula óssea, tecido encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção das células sanguíneas.

Esse procedimento é fundamental para diagnosticar diversas doenças, desde distúrbios hematológicos benignos até cânceres. É realizado por meio da coleta de uma pequena amostra da medula óssea.

Quais doenças o mielograma detecta?

  • Doenças do sangue: anemia, leucemia, linfoma, mieloma múltiplo, entre outras.
  • Infecções: osteomielite, tuberculose, brucelose etc.
  • Infiltrações: metástases, doenças de depósito, entre outras.
  • Doenças autoimunes: lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide etc.

Para que serve o mielograma?

O mielograma é frequentemente indicado para investigar alguns sinais e sintomas, como anemia inexplicável, contagem de células sanguíneas anormais, dor óssea sem causa aparente e suspeita de doenças do sangue, o que inclui anemia aplástica, leucemia, linfoma, mieloma múltiplo, entre outras. Os resultados ajudam também a monitorar a resposta ao tratamento em pacientes com câncer e planejar intervenções terapêuticas para condições relacionadas à medula óssea.

Como é feito o mielograma?

Durante o mielograma, uma pequena quantidade de medula óssea líquida é coletada de dentro do osso da bacia (osso ilíaco) ou do esterno, utilizando uma agulha especial.

A amostra coletada é então analisada em laboratório para identificar possíveis anormalidades, como baixa produção de células sanguíneas, presença de tumores ou distúrbios na formação das células do sangue.

  1. Preparação do paciente: antes do procedimento, o paciente pode receber instruções específicas, como a interrupção de certos medicamentos ou o jejum. Anestesia local pode ser aplicada na região onde a agulha será inserida, para minimizar o desconforto.
  2. Coleta da amostra: com o paciente posicionado de lado ou de barriga para baixo, uma agulha é inserida no osso, e uma pequena quantidade de medula óssea líquida é aspirada por uma seringa.
  3. Análise laboratorial: a amostra de medula óssea é enviada para análise em laboratório, onde é examinada por um patologista especializado. Esse exame permite avaliar a composição celular da medula óssea e identificar possíveis anormalidades.

Dói muito para fazer o mielograma?

O nível de dor pode variar de acordo com a sensibilidade individual do paciente, o local da punção e a técnica utilizada pelo médico.

A maioria dos pacientes relata experienciar uma sensação de picada no momento da punção, seguida por uma dor leve a moderada.

Após o exame, é normal sentir desconforto no local da punção, com a presença de dor, hematoma ou inchaço. Esses sintomas desaparecem em alguns dias.

Cuidados pós-mielograma

Embora seja um procedimento seguro, o mielograma pode estar associado a alguns riscos, como sangramento, infecção ou reações alérgicas ao anestésico local.

Por isso, é importante seguir todas as instruções médicas e informar ao profissional de saúde sobre quaisquer condições médicas preexistentes.

Quanto tempo demora o resultado do mielograma?

Os resultados do mielograma geralmente são disponibilizados em alguns dias. O médico analisará os resultados e discutirá com o paciente e seus familiares o diagnóstico e as opções de tratamento.

Sobre a Oncologia D’Or

Criada em 2011, a Oncologia D’Or é a marca de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional, e que atualmente está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado.

A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.

Revisão médica:

Dra. Fernanda Frozoni Antonacio

Oncologista Clínica

Compartilhe este artigo